Destaques Geral

Emater faz 5 mil atendimentos a cerca de 500 produtores em Paraíso

8 de maio de 2024

Extensionista Sirlei Safelice assegura que ações visam assistir e beneficiar os pequenos produtores rurais e suas famílias / Foto: Reprodução

S. S. PARAÍSO – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) de São Sebastião do Paraíso realizou cerca de 5 mil atendimentos no município em 2023. Segundo a extensionista técnica Surlei Renata Sanfelice de Carvalho, responsável pelo escritório do órgão em Paraíso, foram atendidos cerca de 500 produtores.

O balanço das atividades da Emater foi apresentado durante reunião na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 6. Junto com Camila Rodrigues Silva Silos, responsável administrativa no escritório da Emater no município, Sirlei Sanfelice destacou que o trabalho realizado com a missão de promover o desenvolvimento sustentável, por meio da assistência técnica e extensão rural, assegura a qualidade de vida da sociedade mineira.

“A empresa tem por objetivo ser essencial à sociedade mineira, com excelência na prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural, para a promoção do desenvolvimento sustentável dos municípios de Minas Gerais”, resume.

A extensionista salienta que a empresa desempenha um importante papel junto aos produtores em vários sentidos. “A assistência e o atendimento são feitos no sentido de incentivar a produção de qualidade, gerar renda, sempre observando aspectos relacionados à segurança alimentar e nutricional, promovendo qualidade de vida ao homem do campo, principalmente aqueles que atuam com a agricultura familiar, o pequeno produtor”, observa.

Sirlei destaca que uma das novidades realizadas pela Emater no ano passado foi o lançamento do primeiro marketplace de gestão pública do país para comercialização de produtos agropecuários.

“Foi criada a plataforma que tem por objetivo expor produtos como queijo, leite, café, cachaça e outros com intuito de facilitar a comercialização”, afirma. Ela destaca que já existem produtores paraisenses usufruindo do dispositivo.

Em relação aos atendimentos em 2023 por meio do escritório local da Emater foram assistidos 498 agricultores, com uma demanda de 5.068 atendimentos. “Ainda tivemos outros 52 produtores que não se enquadram nos parâmetros da agricultura familiar, que também pudemos orientar e ajudar em suas necessidades visando o melhor desempenho na produção”, comenta.

A empresa atuou ainda ajudando a viabilizar na obtenção de mais de R$ 1,2 milhão em recursos para o setor agropecuário no município.

Os recursos destinam ao crédito rural, Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e outras linhas com verbas para custeio e investimento. Também as ações são voltadas para o fomento com compra de equipamentos, insumos, sementes e maquinários, além do ICMS Solidário Lei Robin Hood e Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE).

Ela ressalta que, no município, são desenvolvidos projetos e ações voltadas para a melhoria da produção no campo e que resulta em geração de renda para os pequenos produtores. O PNAE, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Mais Genética e o Certifica Minas foram citados como projetos desenvolvidos junto a comunidade rural. A Emater também esteve presente na realização de concursos, feiras, simpósios, palestras e outros programas.

“Participamos juntos, somos parceiros sempre no sentido de ajudar na melhoria de condições de trabalho e de vida do homem do campo”, enfatiza.

Projetos como a de doação de sementes de feijão, que beneficiou 62 produtores, a Semana do Campo Limpo, com atendimento a mais de 70 famílias, também são ações em que a Emater está envolvida atuando em parceria.

“Realizamos visitas técnicas, dia de campo, promovemos palestras, seminários no sentido de promover sustentabilidade e oferecer garantias de maior produção e melhor produtividade aos nossos produtores”, completa.