BELO HORIZONTE – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) entregou 87 equipamentos para prefeituras e associações ligadas à agricultura familiar em Minas. Segundo a Emater, a proposta é possibilitar o acesso dos agricultores familiares a novos equipamentos, que facilitam o dia a dia da atividade rural.
A entrega aconteceu nesta terça-feira, 17, e inclui tratores agrícolas com implementos, microtratores com enxada rotativa e furgões.
De acordo com a Emater, foram entregues 12 tratores agrícolas com implementos, 60 microtratores com enxada rotativa e três furgões. Os veículos e equipamentos beneficiarão 68 municípios de várias regiões mineiras e terão uso exclusivo em projetos voltados para o atendimento da agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário mineiro.
“Eu gostaria de falar da importância dessa parceria município, deputados e Emater-MG. Pode parecer um benefício pequeno, mas para aquele agricultor raiz que está lá na terra, e nós temos hortas comunitárias, é muito importante. Temos o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Com certeza esses equipamentos vão ser de grande valia para os nossos agricultores”, ressaltou a secretária de Agricultura de Mirabela, Joana Nascimento.
Participação popular
Os recursos usados na aquisição dos bens somam cerca de R$ 5,69 milhões de reais e são provenientes de emenda parlamentar estadual, destinada pela Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A comissão é atualmente composta pelos deputados estaduais: Marquinho Lemos (presidente), Ricardo Campos (vice-presidente), Leleco Pimentel, Dr. Jean Freire e Elismar Prado.
“A maioria dos membros da comissão sempre joga em prol da agricultura por vários motivos. O primeiro deles é porque nós não devolvemos nenhum tostão da verba nos dois últimos anos. Tudo foi realizado ou está em andamento. Nas audiências que virão, eu digo: podem jogar na agricultura que dá certo e chega ao produtor”, assegurou o deputado Marquinho Lemos.
O diretor Administrativo e Financeiro da Emater-MG, Cláudio Augusto Bortolini, diz que é o terceiro ano consecutivo que a Emater-MG trabalha com a Comissão de Participação Popular. “A escolha dos itens adquiridos começa em uma reunião popular. A comunidade apresenta suas prioridades e essa definição é levada muito a sério pelo Governo de Minas, prefeitos, vereadores e extensionistas da Emater-MG, que fazem os projetos. Por meio da parceria de todos, a proposta se concretiza e de fato chega para os agricultores”, explica Bortolini.
A Emater-MG completa 75 anos de assistência aos produtores mineiros no dia 6 de dezembro. A empresa tem convênio com 811 municípios do Estado, mais de 95% de cobertura, beneficiando anualmente mais de 300 mil produtores rurais com assistência técnica e extensão rural, públicas. Só em 2022, foram cerca de dois milhões de atendimentos prestados a agricultores familiares e suas organizações. A empresa desenvolve diversas ações no Estado, voltadas tanto para a promoção de práticas produtivas sustentáveis, como para a implementação de práticas de conservação e recuperação ambiental.
O evento de entrega simbólica dos equipamentos ocorreu na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, e contou com a presença do assessor especial da Secretaria de Estado de Governo, Cristiano Souza Lana; do chefe de gabinete da Seapa, Rodrigo Carvalho Fernandes, do deputado estadual Ricardo Campos e de prefeitos, vereadores e representantes de entidades de classe.