Rafael Marcon
C. R. CLARO – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizaram, na última quinta-feira, 16, o Dia do Ovo em Carmo do Rio Claro. O evento teve o objetivo de regularizar granjas para produção de ovos e entrepostos de ovos, além de garantir a certificação de frango e ovo caipira para os produtores. De acordo com o coordenador técnico regional na unidade da Emater em Passos, Carlos Bovo, participaram 45 produtores de ovos e de aves para abate do município.
“A ideia nossa é regularizar a produção para agregar valor através das certificações, para colocar no mercado com um valor diferenciado. Queremos valorizar os produtos tanto no mercado regional daqui, quanto os mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas. Com isso vamos fomentar e estimular o aumento de produção com qualidade, regularizado e certificado para os que tiverem interesse”, disse.
O evento aconteceu na Rua Monsenhor Mário, no bairro Cascalho, e teve início às 8h, com recepção dos participantes e abertura. Além dos produtores de Carmo do Rio Claro, representantes de outros oito municípios também compareceram, entre eles Capitólio, Alpinópolis, Capetinga, Ibiraci, Ilicínea e Conceição da Aparecida.
A programação seguiu até o fim da manhã. Das 8h40 às 9h40, os produtores puderam assistir uma palestra sobre Cadastro e Registro de Granjas Avícolas, com a coordenadora do Programa de Aves em Minas Gerais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Izabella Hergot. Após a pausa para o café, mais duas palestras foram realizadas até as 11h40: uma sobre Registro de Entrepostos de Ovos, com a coordenadora regional do IMA, Anna Zilda, e outra sobre Certificação de Frangos e Ovos Caipira, com o coordenador do Certifica Minas do IMA, Maurício Pontes. Em seguida, os participantes participaram de um almoço.