PASSOS – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a empresa Jr. Agro & Solução, com o apoio da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) realizam, nos dias 30 e 31 de agosto, a 1ª Feira Regional de Tecnologia e Conhecimento voltada para Agricultura Familiar (Fetecpass). O evento acontecerá no bloco 5 da universidade.
Segundo a Emater, as inovações tecnológicas têm modernizado não só as grandes propriedades agropecuárias no Brasil, como também os pequenos empreendimentos, então o evento visa divulgar essas tecnologias e inovações adequadas à realidade e às necessidades dos agricultores familiares, pequenos e médios produtores da região, além de promover a valorização da produção agropecuária local.
“Todos os dias surgem novas tecnologias e muitas delas são fáceis de serem adotadas pelos agricultores familiares, mas nem sempre eles têm acesso às mesmas. O objetivo dessa feira é proporcionar a oportunidade de conhecimento e acesso às inovações e tecnologias voltadas para esse segmento tão importante da sociedade”, comenta a coordenadora técnica regional da Emater, Alice Soares.
Conhecimento para agricultores
A programação prevê a realização de workshops com temáticas de relevância para a agricultura regional. No dia 30, haverá as palestras “Projeto de produção de frutas vermelhas”, às 10h30, “Tecnologias de produção de flores comestíveis”, às 13h30, “Agricultura regenerativa”, às 14h30 e “Tecnologia de produção de plantas medicinais e alimentícias não convencionais”, às 16h.
Já no dia 31, as palestras serão: “Tecnologias de produção e variedades para cafeicultura orgânica”, às 10h, “Biofábrica Amipa: case de sucesso na produção e distribuição de inimigos naturais para o controle de pragas”, às 11h e “Produção de leite orgânico a pasto”, às 11h30. Também haverá duas oficinas: “Agrohomeopatia”, às 11h e “Caldas Fitoprotetoras”, às 15h.
“Nossa intenção é proporcionar oportunidades para o intercâmbio de informações e conhecimentos entre agricultores, empresas, instituições de ensino e pesquisa e extensionistas. As temáticas também foram pensadas de forma a fomentar o desenvolvimento da agricultura em bases sustentáveis”, reforça Alice.
Cafeicultura e startups
Segundo a coordenadora técnica, uma novidade na região e que faz parte da programação da Feira é o “Hub Conecta Day”, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Segundo ela, por meio de um diálogo entre cooperativas e startups (empresas de base tecnológica), o projeto traz uma oportunidade de conectar os produtores com tecnologias e ou projetos de pesquisa, que poderão abrir oportunidades de crescimento para as cooperativas e cafeicultores, além de gerar negócios.
“A cafeicultura é fundamental para o desenvolvimento econômico da região de Passos. A feira apresentará equipamentos, palestras e uma rodada de negócios entre cooperativas e startups que apresentarão ações voltadas para cooperativas de agricultores familiares”, disse.
Valorização do agro local
Segundo Alice, como atração especial da feira, agricultores familiares dos diversos municípios da região vão participar expondo seus produtos, demonstrando um pouco da riqueza, qualidade e diversidade de alimentos produzidos na região. “É muito importante que a comunidade urbana conheça e valorize a produção regional. Mais que uma feira, pretendemos com esse evento promover a integração entre a comunidade urbana e a agricultura regional”, afirma a coordenadora técnica.
De acordo com a Emater, a “1ª Feira Regional de Tecnologia e Conhecimento voltada para Agricultura Familiar” é aberta ao público e vai funcionar das 8h30 às 18h30. Empresas de implementos, pós de rocha, bioinsumos e instituições bancárias também comporão o espaço dos estandes. Os organizadores esperam a presença de mais de duas mil pessoas, de 30 municípios do Sudoeste de Minas.
A realização da feira tem como parceiros a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii), a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e a Secretaria de Estado da Agricultura. A Feira conta também com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Passos (SAAE), da Prefeitura Municipal de Passos, da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) e do Sindicato Rural de Passos.
Mais informações podem ser obtidas na Unidade Regional da Emater-MG pelo telefone (35) 3522-1166 ou no Instagram da Emater-MG (@ematerminas).