PASSOS – Na audiência concedida aos alunos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, Pontifício Colégio Pio latino e Pontifício Colégio Mexicano, na Sala Clementina, após ser abordado pelo padre Robison Inácio, da Diocese de Guaxupé, o papa Francisco afirmou que os mineiros são fortes e que são capazes de pagar para não entrar em uma guerra, mas também para não sair.
Padre Robison é natural de São José da Barra, e participou da comemoração do 90° aniversário do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Durante a audiência, papa Francisco desistiu de ler o discurso, preparado previamente, e pediu que alguns que estavam presentes se levantassem e fizessem perguntas.
Em vídeo publicado no Instagram do sacerdote católico mineiro da Diocese de Guaxupé, padre Robison Inácio se apresenta e questiona: “Santo Padre, sou Robison da Diocese de Guaxupé, no estado de Minas Gerais, Brasil. Sou um apaixonado pelo ecumenismo. Gostaria de lhe perguntar: o que o senhor gostaria de deixar como herança do seu pontificado no que tange à relação com os outros cristãos, sobretudo com os ortodoxos?”
O papa, então, responde de forma bem-humorada: “Ele está pedindo o meu testamento. Ele é de Minas Gerais. Os mineiros são fortes. São capazes de pagar uma fortuna para não começar uma guerra, mas depois pagam uma fortuna para não sair.”
O vídeo com o diálogo entre padre Robison Inácio e Papa Francisco na comemoração dos 90 anos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, foi gravado pelo padre Fernando Augusto e pode ser acessado no perfil do Instagram de Robison (pregoeiro.robison).