Destaques Esporte

Em mata-mata, Palmeiras busca superar o Boca

27 de setembro de 2023

Foto: Reprodução.

Leonardo Natalino

PASSOS – Esta noite de Libertadores coloca na briga por uma vaga na grande decisão duas das equipes mais tradicionais do torneio. Boca Juniors e Palmeiras duelam nesta quarta-feira, 28, às 21h30, pela ida das semifinais do continental, em La Bombonera. Para o clube argentino, o triunfo hoje representa o primeiro passo para voltar a disputar a final do torneio, o que não acontece há mais de dez anos. Para o brasileiro, é chance de superar os rivais argentinos pela primeira vez no mata-mata da competição.

Isso mesmo, o Palmeiras nunca eliminou o Boca Juniors na Libertadores, ainda que no histórico de encontros entre os clubes, o Alviverde leve vantagem. São 12 jogos oficiais realizados pela dupla, com três vitórias alviverdes contra duas dos xeneizes. O que predomina são os empates: sete.

A primeira vez que o clube paulista enfrentou a equipe portenha foi na Libertadores de1994, quando se encontraram no grupo B. No primeiro turno, o Alviverde goleou por 6 x 1. No segundo, perdeu por 2 x 1. Na ocasião, o Palmeiras se classificou em terceiro da chave para as oitavas, onde foi eliminado pelo São Paulo, e o Boca deixou a competição na última colocação.

Brasileiros e argentinos só voltariam a se encontrar na decisão de 2000. Na ida, em La Bombonera, empataram em 2 x 2, gols de Euller e Pena, pelo Palmeiras, e Arruabarrena, pelo Boca. Na volta, no antigo Parque Antártica, não tiveram gols no tempo regulamentar, e o título foi decido nos pênaltis, com triunfo argentino.

No ano seguinte, o Palmeiras teve a chance de se vingar, mas novamente sucumbiu para o rival. Na semifinal, ambos os jogos terminaram empatados em 2 x 2, e o clube azul e amarelo se classificou para a final nos pênaltis. Na decisão, venceu o Cruz Azul, do México, quando o país ainda enviava representantes para a Libertadores, e conquistou o seu quarto título.

Os últimos jogos aconteceram em 2018. Pela fase de grupos, os Porcos empataram sem gols no primeiro turno e venceram por 2 x 0 em La Bombonera. Os rivais se reencontraram na semifinal da mesma edição, e o resultado no mata-mata não foi diferente: Boca classificado, com vitória por 2 x 0 na ida, em casa, e empate em 2 x 2 na volta. Na final, perdeu o título para o maior rival, o River Plate, em decisão que teve o segundo jogo disputado no Santiago Bernabeú, o estádio do Real Madrid.