16 de maio de 2024
A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) e tem como objetivo orientar e treinar a população / Foto: Reprodução
IBIRACI – A Eletrobras Furnas acionou alarme sonoro durante um simulado de evacuação na Usina Hidrelétrica de Mascarenhas de Moraes. O plano acontecer na última terça-feira, 14, em Ibiraci. A ação acontece em parceira com as Defesas Civis municipais e estaduais.
Segundo a Eletrobras Furnas, os simulados são etapas da implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), uma medida que visa proporcionar mais segurança à população na região. A ação também aconteceu em Sacramento, no Triângulo Mineiro.
“A participação da população é fundamental para que todos fiquem seguros quanto às ações a serem tomadas em uma eventual evacuação de emergência. Mas ninguém precisa se preocupar, a barragem da usina de Mascarenhas de Moraes é segura e constantemente monitorada, inspecionada e fiscalizada. Atualmente, o empreendimento se encontra operando normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para as comunidades do entorno”, destacou Cristiano Salomão, coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas.
Segundo ele, as torres de alarme sonoro das usinas foram acionadas por volta das 14h30. A população, ao ouvir a sirene, seguiu as placas de sinalização em direção aos pontos de encontro, onde equipes da usina e da Defesa Civil receberam os moradores e tiraram dúvidas, além de distribuir lanches e brindes.
De acordo com a Eletrobras Furnas, as equipes também auxiliaram o público no download e uso do aplicativo “Alert Indivíduo”. Além das usinas Mascarenhas de Moraes, a empresa implanta o plano em outros 13 empreendimentos.
Para mais informações sobre as quatro etapas do PAE (cadastramento da população; rotas de fuga e pontos de encontro; sistema de comunicação e alerta; e realização de simulados), o interessado deve acessar o site: https://www.furnas.com.br/pae.