Leonardo Pedro
PASSOS – Mesmo com as derrotas e os vice-campeonatos em três competições em um curto período de dois meses, os jogadores do Flamengo saíram em defesa do técnico Vítor Pereira. O português é o maior alvo das críticas sobre o desempenho do Rubro-negro, que não atua bem desde o fim do ano passado, quando ainda era comandado por Dorival Jr.
“Nem sempre as coisas saem como a gente deseja. Três chances de títulos que deixamos passar. Mas como o mister falou, encontramos um caminho e podemos reverter isso. Vamos trabalhar em dobro. Vamos dar apoio para o Vítor. Também está se ambientando e está procurando a melhor a equipe. Vamos dar suporte para ele. Só nós no vestiário temos o que é necessário para mudar a situação”, disse o capitão Everton Ribeiro.
“É tudo bem explicado. Se vocês pararem para ver o jogo, os caras não tiveram nenhuma chance. Desde o começo tivemos chances, bola na trave, infelizmente a bola não entrou. Depois lutamos até o final, conseguimos o gol, fomos para a prorrogação em cima dos caras de novo. Fomos para os pênaltis e perdemos. Não tem dificuldade. A gente sabe tudo o que tinha para fazer. Entramos, demos a vida, corremos, fizemos um excelente jogo na minha opinião e não conseguimos ganhar”, completou Gerson.
Vítor Pereira assumiu o Flamengo no início deste ano, após mais de 40 dias de férias do elenco (o maior período nos últimos anos do futebol brasileiro) e estreou com vitória por 4 x 1 sobre a Portuguesa-RJ, pela segunda rodada do Estadual (na primeira rodada, diante do Audax Rio, atuaram os jovens da base, por conta da Supercopa do Brasil. O português também não esteve presente).
Contudo, a soma de tropeços neste início de temporada não deveria assustar o torcedor rubro-negro que acompanhou a reta final do clube no ano passado. Sob comando de Dorival Jr., o Flamengo perdeu três das últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro (1 x 2 Corinthians, 0 x 1 Coritiba e 1 x 2 Avaí), além do empate em 2 x 2 com o Juventude, lanterna do torneio.
Mesmo com a troca de treinadores, o selecionado carioca repete o mesmo nível das apresentações do fim de 2022. Entretanto, os jogadores campeões da Libertadores e Copa do Brasil são os mesmos que foram derrotados por Palmeiras, Al Hilal e Del Valle (com exceção de Gerson).
Caso a diretoria opte pela demissão de Vítor Pereira, o Flamengo terá que desembolsar cerca de R$18 milhões para o pagamento da multa rescisória do português. Na metade inicial do ano passado, o Rubro-negro pagou a Paulo Sousa R$7 milhões pela rescisão.