Ícone do site Folhadamanha

Eleições alteram composição da ALMG para 2025 

Deputados foram eleitos prefeitos de Governador Valadares, Sete Lagoas e Nova Serrana. Em Belo Horizonte, 2º turno também terá participação de um parlamentar./ foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – Os deputados Coronel Sandro (PL), Douglas Melo (PSD) e Fábio Avelar (Avante) venceram as disputas para as prefeituras de Governador Valadares(Vale do Rio Doce), Sete Lagoas(Região Central) e Nova Serrana(Centro-Oeste), respectivamente, no 1º turno das eleições municipais deste ano, o que dará uma nova composição à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a partir de janeiro de 2025. 

O deputado Bruno Engler (PL)disputará o 2º turno em Belo Horizonte, no próximo dia 27 de outubro. Mauro Tramonte (Republicanos)também se candidatou a prefeito e Bella Gonçalves (Psol), a vice, na Capital. Leonídio Bouças (PSDB) concorreu em Uberlândia (Triângulo Mineiro). 

Douglas Melo comandará a prefeitura de Sete Lagoas após receber 43,23% dos votos. Como o primeiro suplente do PSD, Makoto Sekita, foi eleito prefeito de São Gotardo (Triângulo Mineiro), o segundo suplente, Adalclever Lopes, pode retornar à ALMG. Deputado estadual por quatro mandatos, ele presidiu o Parlamento mineiro de 2015 a janeiro de 2019. 

Fábio Avelar venceu em Nova Serrana com 60,85% dos votos. Assim, a advogada Carol Caram, primeira suplente do Avante, pode assumir uma cadeira na Assembleia. 

Já o deputado Coronel Sandro se elegeu em Governador Valadares com 52,95% dos votos. A vaga aberta na ALMG pode ficar com Lincoln Drumond, segundo suplente do PL, atualmente vereador em Coronel Fabriciano (Vale do Aço). 

Amanda Teixeira Dias, primeira suplente do partido de Coronel Sandro, será efetivada como deputada. Até o momento, ela está substituindo Alê Portela, licenciada para exercer o cargo de secretária de Estado de Desenvolvimento Social. 

A terceira suplente do Partido Liberal, Carol Figueiredo, eleita neste domingo (6) vereadora de Montes Claros (Norte de Minas), passa a ter direito a uma vaga na Assembleia se Bruno Engler vencer a disputa em BH. A quarta suplente, Coronel Cláudia, é candidata a vice na chapa de Engler. O quinto suplente é o ex-deputado Bartô. 

Na disputa em Belo Horizonte, Bruno Engler teve 34,38% dos votos e concorre agora com Fuad Noman (PSD), atual prefeito e segundo mais votado, com 26,54%. 

Em terceiro lugar, Mauro Tramonte ficou com 15,22% dos votos no 1º turno, enquanto a chapa Rogério Correia (PT)/Bella Gonçalves obteve 4,37%. Leonídio Bouças recebeu 22,78% dos votos em Uberlândia, também terminando na terceira posição. 

Minas teve 421 urnas substituídas, aponta TRE 

BELO HORIZONTE – O primeiro turno das eleições municipais de 2024 ocorreu com tranquilidade em Minas. Houve 421 substituições de urnas eletrônicas em todo o estado, e o Gabinete Integrado de Segurança registrou 785 ocorrências. 

Os números foram apresentados pelo presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio, em entrevista coletiva no Centro de Divulgação das Eleições. 

O presidente do TRE fez questão de agradecer a todos os servidores e magistrados da Justiça Eleitoral mineira, mesários, imprensa e as instituições que integram o GIS. Disse que, com a dedicação de todos esses atores, “o eleitor foi às urnas e depositou seu voto de maneira segura”. E que, em síntese, “tudo fluiu dentro do esperado”. 

A maioria das ocorrências registradas pelo Gabinete Integrado de Segurança foram relacionadas a propaganda irregular e boca de urna. Houve 109 candidatos conduzidos para registro de termo circunstanciado de ocorrência, mas nenhum deles foi preso. Outras 302 pessoas foram conduzidas, sendo que oito foram presas. 

As 421 urnas substituídas em Minas Gerais correspondem a apenas 0,82% do total de seções eleitorais (50.973). Entre os motivos de substituição, estão falhas na leitura da biometria e erros de hardware. 

Em Minas, a totalização dos resultados encerrou às 22h21min56s. Os primeiros municípios a totalizar o resultado foram Maripá de Minas (42ª ZE), às 17h22 e 21segundos, Antônio Prado de Minas (111ª ZE), às 17h36 e 42 segundos e Araporã, às 17h39 e 27 segundos. 

Apenas dois municípios terão segundo turno de votação em Minas. Em  

Belo Horizonte a disputa será entre Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD). Em Uberaba, concorrem Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB). 

Em Inhaúma (322ª ZE), na região central de Minas, houve uma curiosidade: os dois candidatos, Zula (Republicanos) e Carlinhos (Solidariedade), ficaram empatados, com 2.434 votos. 

Nesses casos, o artigo 110 do Código Eleitoral prevê que será eleito o candidato mais velho. Por isso, Zula foi o eleito. Ele tem 62 anos, e Carlinhos 46. A última vez que isso aconteceu em Minas Gerais foi em 2008, em Dom Cavati. Pedro Eusébio e Jair Vieira ficaram empatados, com Jair sendo declarado eleito. 

Em Belo Horizonte, eleitoras e eleitores também tiveram que votar no referendo sobre a bandeira da capital. Foram 84,32% dos votos para o Não. Com o resultado, a bandeira da capital não será alterada. 

Sair da versão mobile