Destaques Geral

Elder Maia assume presidência do Conselho Municipal de Turismo

26 de novembro de 2024

posse da diretoria do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) ocorreu em reunião no Salão Nobre da Casa da Cultura na manhã desta segunda-feira / Foto: Divulgação

PASSOS – Tomou posse nesta segunda-feira, 25, a nova diretoria do Conselho Municipal do Turismo (Comtur). O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), Elder Maia dos Reis, vai ocupar a presidência do Comtur.

O vice-presidente é José Augusto Ribeiro Toledo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, e secretária será Dafny Pereira da Silva, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

De acordo com informações Prefeitura de Passos, os nomes dos conselheiros foram indicados por meio do Decreto n.º 2.477, de 05 de novembro de 2024, publicado em 07 de novembro de 2024.

A diretoria do Comtur tem mandato de dois anos, conforme Art. 10, § 2º da Lei 3.128 de 29 de dezembro de 2014, permitindo uma recondução, em seguida. Filipe Condé, da Empresa Patrimonium, vencedora da licitação do município de Passos para a elaboração do Plano Municipal do Turismo (PMT), explanou sobre a importância da Pesquisa de Demanda Turística e o Inventário Turístico, e observou a opinião dos conselheiros e respondeu às perguntas e preocupações destes.

A Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), representada pelo conselheiro Titular, Gilson Ribeiro Madureira, deixou a Acip à disposição para qualificação dos passenses, assim como o Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, representado pelo conselheiro suplente Michel Fabiano Carrenho, deixando o Circuito à disposição do Conselho.

Elder Maia dos Reis, no uso da palavra, falou sobre a importância do turismo de negócios, mais preciso como o Agronegócio.

A eleição é fruto de uma articulação feita pela Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo junto à Câmara Municipal para a efetivação e reestruturação do Comtur.

De acordo com o titular da Sictur, Luiz Alves Souza Junior, a reestruturação para diversas ações importantes para a cidade era necessária. “Nós estamos colocando em prática o Plano Municipal de Turismo. Queremos mapear nossa infraestrutura e os atrativos disponíveis, para assim potencializar as ações de planejamento, promoção e comercialização do turismo local. Para isso, é fundamental que tenhamos um Comtur ativo e operante”, disse.