28 de outubro de 2023
Moda infantil desfila na MW./ Foto: Divulgação.
BLOCO DE MODA – Wagner Penna
Considerada a maior feira de moda do país, a Minas Trend (MW) encerrou mais uma edição, em Belo Horizonte. Embora o foco essencial do evento sejam as vendas de vestido, sapato, bolsas e acessórios, o salão de negócios está indo muito além disso.
Um exemplo disso, foi o holofote que essa edição colocou sobre a produção de moda infantil em Minas. Um belo desfile com 40 marcas, lançou a feira Minas Trend Kids – Baby e Teens, que acontece em abril do próximo ano. A mesma estratégia já havia sido adotada, em edições anteriores, ao focalizar o segmento de lingerie e sleep wear (pijamas), revelando polos do setor que (quase) ninguém sabia existir, caso de Taiobeiras, no norte de Minas.
E não para por aí. O desfile de abertura informal da feira foi realizado pela grife M.Rodarte, no emblemático Automóvel Clube – prédio de 1930 inspirado nos palacetes de Monte Carlo -, mostrando criação, exuberância e bem costurar. Mais que mostrar a coleção Splendore – referência aos desfiles da alta-costura francesa -, indicou o caminho que a moda festa feita em Minas deveria seguir: investir mais em um nicho exclusivo e que valorize seu preciosismo.
Dito isso, é aplaudir o estímulo dado pelo evento às dezenas de debates sobre o setor que acontecem paralelamente a feira, ocupando espaços bacanas da capital mineira, como o Museu da Moda e PC7.
VAIVÉM
O presidente da Fiemg, Flávio Róscoe, prestigiou a abertura da feira e deu informações bacanas sobre o setor de moda durante sua entrevista coletiva. Visitou todos os estandes. Ele retornou ao Minascentro (local da feira) para o desfile de moda infantil. Como se vê, acompanha tudo de perto
***
Uma iniciativa nobre na Minas Trend foi a instalação de um estande da Cruz Vermelha Internacional recolhendo peças de roupas doadas por grifes. Serão revertidas para regiões em crise e que necessitam de apoio de todos nós
***
No vaivém da Minas Trend um encontro feliz da coluna com a querida amiga Cilda Malta, que possui um dos endereços mais tradicionais de Divinópolis em moda bacana. Com ela, o filho, Eduardo Malta, que é estilista e ajuda nas tarefas ali.
***
Fenômeno do varejo fashion nacional, Alzira Vasconcelos, realizou na Minas Trend palestra sobre as tendências do inverno 2025, com auditório cheio. Na semana passada, ela falou também no Trend Connection (Sebrae) com casa cheia. Sua escola virtual ‘O Novo Varejo de Moda’ tem mais de 200 mil seguidoras na Internet. Vale a pena conferir.
Na primeira semana de novembro, a onda fashion sai de Minas e chega a São Paulo. No dia 7 começa ali o salão Casamoda, no hotel Unique. Além dessa, acontecem outras pequenas feiras, como a Novo Showroom, com várias marcas daqui. No mesmo período, acontece mais uma edição da São Paulo Fashion Week.