Destaques Geral

Educandário deve concluir pintura do prédio no centro de Passos neste mês

4 de abril de 2024

O EDUCANDÁRIO FOI A PRIMEIRA RESIDÊNCIAS DOS PADRES ROGACIONISTAS NO BRASIL / Foto: Reprodução

Ézio Santos

Especial para a Folha

 

PASSOS – O Educandário Bom Senhor Jesus dos Passos deve concluir, no final deste mês, a pintura da sede, que fica na região central de Passos. O principal objetivo é evitar a degradação do prédio.

Inaugurado em 18 de outubro de 1950, o Educandário foi a primeira casa da Congregação Rogacionista fundada pelo italiano e Santo Aníbal Maria Di Francia, considerado pela igreja, o ‘Apóstolo da Oração pelas Vocações’.

A pintura na fachada já foi realizada e os trabalhos caminham para a lateral direita e prosseguirão até as paredes frontais ao estacionamento de veículos e jardim.

“Há mais de sete anos que o Educandário foi pintado pela última vez. Então, eu particularmente e a nossa comunidade religiosa aqui de Passos, no momento, nós queremos estar sempre preservando-a. Achamos que é mais fácil, porque se estragar muito, depois, se a gente for fazer a pintura e as reformas de modo geral, saem muito mais caras. Então, esse é o objetivo primeiro”, afirma um dos membros da comunidade religiosa.

Outra motivação, adiantou o sacerdote, é que a casa frequentemente é visitada, tanto pela localização quanto pelo tipo de atividades. “Normalmente somos cinco religiosos rogacionistas na cidade, mas atualmente são quatro. Então, o atendimento espiritual, as celebrações das missas diárias, compreendendo também a certeza de que alguém, quando vai celebrar uma missa no sétimo dia, aniversário ou bodas, sabe que aqui tem a missa e não mudamos o horário. A rotatividade de pessoas aqui em casa é intensa. Então queremos oferecer um pouco de qualidade, de comodidade, de beleza para os nossos usuários”, explicou um dos padres.

“O Educandário é localizado no ponto estratégico de Passos. Está no centro, num lugar bem visível, é um prédio histórico, muito bonito e referência de saída da cidade. Todo mundo praticamente pega aqui a Rua 7 de setembro para Belo Horizonte e São Paulo. Então, por esses motivos todos, a gente está fazendo essa pintura e vamos fazer outras adequações. Não podemos deixá-lo mal cuidado”, completou.

Paralelo a tudo isso, em 2024 completam os 20 anos da canonização de Santo Aníbal. “Queremos fazer uma coisa bem bonita, memorizar toda história, trazer o presente da devoção que as pessoas têm para com o nosso padroeiro, ressaltando também a importância dessa linda casa em termos de nos representar. Aqui moramos e trabalhamos. Antecipo a realização da romaria dia 18 de maio, depois as nossas festas juninas, e o baile da terceira idade baseado no contrato de locação com a prefeitura.. Então, às pessoas que por aqui passam e trabalham, vamos apresentá-los com um prédio bem bonito”, contou o presbítero.