Destaques Educação

Educafro prorroga prazo para inscrição em cursinho pré-vestibular

21 de fevereiro de 2024

MARLI, A SEGUNDA DA DIREITA PARA A ESQUERDA, JUNTAMENTE COM ALUNOS E PROFESSORES EM 2023./ Foto: Divulgação.

Ézio Santos

PASSOS – O Núcleo Dércio Andrade (Educafro) prorrogou até nesta sexta-feira, 23, o prazo de inscrição para o cursinho Pré-vestibular Comunitário. O objetivo da extensão do prazo é aumentar o número de alunos matriculados nas aulas que serão ministradas até novembro, antes das provas do Enem 2024.

Segundo informações da professora e coordenadora do cursinho, Marli Ferreira, cerca de 17 interessados já efetivaram as inscrições, sendo 10 mulheres e sete homens. Segundo ela, esses alunos já participam das aulas desde segunda-feira, 19, na sala liberada pelos padres rogacionistas do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos. “Ainda há tempo para nos aproximarmos das 45 vagas abertas através da matrícula. É só entrar pelo portão da rua Santa Inês, entre 19h e 21h, no centro”, avisou Marli.

De acordo com a coordenadora, os documentos exigidos no ato da inscrição são: cópias do Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio; RG; CPF; das três últimas contas de água e luz da residência; dos holerites do candidato e dos familiares que moram com ele. Caso não tenha, o aluno deve fazer uma declaração de próprio punho sobre a renda ou a inexistência da mesma.

Segundo Marli, durante o curso é solicitado o pagamento de uma taxa mensal no valor de R$ 40 para cobrir as despesas com material de limpeza e materiais didáticos usados pelos professores.

Projeto

A Educafro é um projeto voltado para a conscientização da cultura negra, que tem como principal objetivo, inserir e garantir a permanência dessas pessoas dentro das universidades públicas (federais e estaduais), quanto nas universidades particulares, por meio de bolsas de estudo que podem a chegar a 100%.

O cursinho da Educafro prioriza as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica menor valor econômica, a negritude e os idosos.

Segundo informações da coordenação, dos 17 alunos que encerraram o cursinho ano passado, nove foram aprovados, sendo seis na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg – Unidade Passos) sendo: Felipe Teixeira Ferreira, 20 anos (Serviço Social); Lorrana Matias do Prado, 21, (Serviço Social); Maria Clara Da Leva, 19, (Serviço Social); Kauan Souza de Oliveira, 18; (Engenharia Agronômica); 6 – Mateus Aparecido, 19, (Educação Física); e Wanderson Henrique Camilo Teixeira, 23, (Letras).

Já Maria Eduarda dos Reis Vieira, de 18 anos, foi aprovada em Produção Publicitária, no IFSul de Minas em Passos; Fernanda de Oliveira Ezequiel, 22, Medicina Veterinária – com bolsa integral pela PUC Minas, no Campus de Poços de Caldas; e Ray Henrique dos Reis Francisco, de 18 anos, em Segurança Cibernética, pela Unopar/Una, Faculdades Privadas e Sisu.