Destaques Educação

Uemg retoma as aulas em sistema remoto nesta segunda-feira

27 de julho de 2020

As aulas serão diferentes, e os processos administrativos também. / Foto: Divulgação

PASSOS – O próximo dia 27 de julho marca o retorno às aulas da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos, por meio do ensino remoto. Essa foi a alternativa encontrada para se continuar o primeiro semestre letivo de 2020, interrompido por decreto estadual em março, quando as aulas foram suspensas em virtude da pandemia de Covid-19.

O chamado ensino remoto, ou seja, uma modalidade que não prevê aulas presenciais e, consequentemente, o contato físico,será adotado mediante algumas ações. Por exemplo, todas as aulas serão ofertadas por meio de duas plataformas. O Moodle e o Microsoft Teams. Ambas estarão disponíveis, mas caberá ao professor escolher apenas uma delas, ou mesmo as duas, para as suas aulas. O importante, nesse caso, é que as aulas sejam realizadas de forma síncrona, ou seja, horas nas quais o professor estará em contato direto com o estudante, seja por vídeo, bate-papo de chat, algo “ao vivo” e, assíncrona, que é quando o material didático das disciplinas encontra-se disponibilizado para acesso pelos estudantes a qualquer hora.

As aulas serão diferentes, e os processos administrativos também. Assim como vinha ocorrendo desde o início da pandemia, as solicitações acadêmicas seguem virtualmente. Nesse sentido, a Universidade instruiu que os estudantes deverão confirmar entre os dias 27 e 31 de julho as suas matrículas pelo WebGiz, plataforma acadêmica que já era utilizada. Entretanto, para solicitações específicas, como licença maternidade, problemas ou modificação nas matriculas, trancamento de disciplinas entre outras, é necessário o preenchimento e envio para a secretaria do curso de um Formulário de requerimento disponibilizado nos canais de informação da Uemg-Passos. O prazo para essas adequações via Formulário é de 3 a 7 de agosto.

Para tentar fornecer as melhores condições possíveis aos estudantes, a Uemg disponibilizou para todos eles acesso ao e-mail institucional da Universidade, antes reservado apenas para professores e servidores administrativos. O acesso ao e-mail possibilita, também, que o estudante tenha ao Pacote Office, portanto, um conjunto de aplicativos úteis neste momento de diversas atividades virtuais.

Segundo o Diretor Acadêmico da Uemg, professor Itamar Faria, “esse retorno de forma remota das aulas atende uma situação excepcional e a Universidade e a Unidade, junto com cada Colegiado de Curso, têm envidado todos os esforços para garantir a qualidade do ensino e a inclusão de todos os alunos”.

Este é um momento atípico para toda comunidade acadêmica da Uemg. Sabe-se que estudantes, professores, funcionários e suas famílias, encontram-se temerosos, mas tudo tem sido feito para tentar fazer desde um semestre de aprendizados e de contato social sejam proveitosos, ainda que virtualmente. Nesse sentido, ainda de acordo com o professor Itamar, “todos os planejamentos para o retorno às aulas foram feitos considerando as especificidades da Universidade e das diretrizes tanto dos conselhos de Educação (estadual e nacional) quanto dos órgãos de saúde”.

Para mais informações sobre os procedimentos para a volta às aulas, pede-se que acompanhe as redes sociais e os canais oficiais de informação da Uemg, unidade Passos.