Destaques Educação

Uemg prorroga inscrições de processo seletivo em 2021

4 de março de 2021

Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) prorrogou até o dia 10 de março as inscrições no processo seletivo 2021. Candidatos interessados podem concorrer a uma das 4,6 mil vagas em cursos de bacharelado, licenciatura e de tecnologia, em 16 cidades mineiras. A inscrição é gratuita e on-line.

De acordo com informações do governo estadual , a retificação do cronograma foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais na edição do dia 27 de fevereiro deste ano. O sistema próprio de seleção considera as notas das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem – 2018 a 2020).

No ato da inscrição, além de inserir os dados exigidos, o candidato responderá a questionário socioeconômico e deverá indicar categoria e curso em que deseja concorrer. Ao escolher uma categoria que não seja de ampla concorrência, deverá também anexar à sua inscrição os documentos comprobatórios correspondentes indicados no edital.

Informações sobre o edital e cursos oferecidos podem ser acessadas em uemg.br/ingresso2021. No site, o candidato também é orientado sobre o programa de reserva de vagas e os documentos necessários para concorrer a uma das vagas da Uemg. Confira, a seguir, o cronograma atualizado do processo seletivo:


Ano letivo na rede estadual de Minas começa na próxima segunda

BELO HORIZONTE – O ano letivo na rede estadual de ensino de Minas Gerais começa na próxima segunda-feira, 8. Segundo informações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), as aulas serão retomadas ainda de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial.

Segundo a secretaria, o ano escolar de 2021 começa nesta quarta-feira, 3. Essa é a data em que a escola inicia as atividades com o corpo docente, gestores e administrativos, ainda sem a presença dos alunos. Já o começo do ano letivo, neste momento em formato remoto, será na próxima segunda-feira, 8.

Na primeira semana – de 8 a 12 de março –, as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos, ações desenvolvidas que promovem o estreitamento dos laços afetivos entre os estudantes e a escola, e a identidade deles com o espaço escolar. Além disso, é nessa semana que os alunos começam a conhecer e a se apropriar das ferramentas de estudo não presencial.

No dia 15 de março, começarão a ser trabalhadas, efetivamente, as ferramentas do Regime de Estudo não Presencial. Nesse mesmo dia, os estudantes iniciam as atividades remotas com os Planos de Estudos Tutorados (PETs). Para este ano, a novidade é que as apostilas com o conteúdo trabalhado passam a ser bimestrais. O esquema de distribuição segue o mesmo do ano passado, com os volumes do PET sendo disponibilizados gratuitamente através do aplicativo Conexão Escola 2.0 e site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

Já para os alunos sem acesso à internet, o PET será entregue, também gratuitamente, na versão impressa, por diretores e parcerias feitas com municípios. O PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual. Ainda no dia 15 deste mês, terão início as teleaulas do programa Se Liga na Educação, que será transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas, de 7h30 às 12h30, e reapresentado pela TV Assembleia. O conteúdo das aulas estará alinhado diretamente com o conteúdo do PET.