Educação Destaques

Uemg doa manuscritos de Washington Noronha para Prefeitura de Passos

6 de novembro de 2021

A doação do acervo foi realizada na quinta-feira e contou com a presença de autoridades da Uemg e da prefeitura de Passos./ Foto: Divulgação.

PASSOS – O Centro de Memória Social da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Unidade Passos, realizou a transferência de documentos e manuscritos de Washington Noronha e também do Acervo de Moda Assunta Maia para a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. A doação foi feita nesta quinta-feira, 4.

De acordo com o coordenador do Centro de Memória Social, professor Alexsandro de Sousa e Silva, a doação está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

“Esta doação reafirma nosso compromisso com o resgate histórico da região onde nossa unidade está inserida, todo o material será inventariado e tratado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural”, explicou.

Os documentos e manuscritos de Washington Noronha serão parte do acervo documental do Centro de Memória Professor Antonio Teodoro Grilo, já o Acervo de Moda Assunta Maia será integrado ao Fundo Museal que tem como objetivo implantar a Instituição Museal em Passos.

O evento de doação aconteceu no Palácio da Cultura, às 20h, e contou com a participação da coordenadora do curso de História da Uemg Passos, Camila Moura Pinto, representando o professor Alexsandro. O funcionário do Centro de Memória Social Pedro Paulo Abreu Barborana, o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Pedro Paulo da Silva. Adriana Beatriz de Oliveira Polez Rocha, presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, a professora Leila Maria Suhadolnik de Pádua Andrade, o estudante do curso de História Bruno Costa e a conselheira do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Amélia Silveira de Lima.