Destaques Educação

Uemg abre inscrições para Fórum Internacional de Pós-graduação

Por Gabriella Alux / Especial

4 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação

Passos – A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) abre inscrições até o dia 24 de fevereiro para o I Fórum Internacional da Pós-Graduação da Uemg, que será aberto ao público geral e realizado nos dias 24, 25 e 26 deste mês.


Você também pode gostar de:

O fórum será gratuito, virtual e contará com palestras de pesquisadores da Colômbia, Alemanha, Inglaterra e Portugal, que debaterão temáticas sobre economia circular e meio ambiente. Também serão apresentados projetos de pesquisa em andamento dos programas de mestrado em “Ciências Ambientais”, “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia” e “Desenvolvimento Regional de Meio Ambiente”.

Rita de Cássia Ribeiro Carvalho, coordenadora do mestrado profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente de Passos, afirma que os objetivos estreitar laços com pesquisadores estrangeiros, divulgar produtos aplicados, resultados de pesquisas inovadoras e mostrar excelência dos trabalhos não só para a região, mas para o Brasil e mundo.

Outro objetivo é que na programação tem apresentação de projetos com bancas externas a serem convidadas pra contribuir de alguma forma com melhorias de projetos. Isto é, com profissionais experientes nas diversas áreas envolvidas. Estaremos apresentando trabalhos com base sólida e de credibilidade, seja agora ou futuramente, uma vez que é uma forma de submetermos a uma avaliação externa”, comentou Rita.

A expectativa é muito grande. Trata-se de um mestrado entre jovens, um meio que tem muito a crescer. Nós pensamos na avaliação do curso tanto quanto na valorização do nosso egresso. Portanto, pensamos fora da caixa, onde queremos que nosso egresso seja um cidadão participativo, atuante e grande colaborador pra contribuir na solução de problemas de diversas naturezas, seja na área da educação, políticas públicas, desenvolvimento rural, etc. Os nossos alunos estão empolgados. E isso demonstra o quão levam a sério o mestrado profissional”, acrescentou.

De acordo com Rita, o evento preenche um ponto importante no quesito de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O fórum acontece em parceria com os programas de mestrado Profnit e Ciências Ambientais da Uemg, unidade de Frutal (MG). A programação completa, bem como informações para inscrições podem ser acessadas em: https://www.foruminternacionaluemg.com.


Programação

O I Fórum Internacional da Pós-Graduação da Uemg apresenta no primeiro dia, quarta-feira, 24, Às 19h, a abertura oficial e, às 20h30, a primeira conferência com Nohra León Rodríguez, da Colômbia. Na quinta-feira, 25, às 8h, terá uma reunião interna com os docentes dos mestrados da Uemg; às 10h30, a segunda conferência com Jackeline Martínez Gómez, da Alemanha; às 12h, almoço e, às 14h30, a terceira conferência com Edesio Fernandes da Holanda.

Ainda na quinta-feira, às 16h, terá a quarta conferência com Luciana Santa Rita, de Lisboa, e, às 18h30, será a quinta conferência, com palestrante ainda a definir. No dia 26, o evento começa com uma palestra, das 9h às 12h, do professor Robert Verhine com o tema “Autoavaliação da Capes”. O Fórum também oferecerá oficinas, das 9h às 12h, com programações ainda a definir, e, por fim, a partir das 13h até 22h20 terão as apresentações de projetos de pesquisas.