Educação Destaques

Secretaria lança livro ‘Claraval – História e Patrimônio Cultural’

21 de agosto de 2021

Foto: Divulgação.

CLARAVAL – Nesta quinta-feira, 19, a Prefeitura de Claraval promoveu um evento para o lançamento da obra “Claraval – História e Patrimônio Cultural”, livro idealizado pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do município e de autoria da historiadora Ana Paula da Silva e do jurista e professor Jorge Brunetti Suzuki.

A cerimônia ocorreu no Mosteiro Cisterciense e contou com a presença do prefeito Luiz Gonzaga Cintra, que destacou que o trabalho é um marco para resgatar a história do município. Estiveram presentes o deputado estadual Bosco, o vice-prefeito, Cássio Augusto Cintra Toledo, vereadores, secretários municipais e representantes de bens culturais de Claraval.

O livro é dividido em cinco partes, como os aspectos naturais e econômicos da zona rural e a divisa com Ibiraci, a ocupação do Garimpo das Canoas, a presença dos sírios e o êxodo populacional, os monges cistercienses, a emancipação política e o princípio do desenvolvimento de Claraval, o desenvolvimento da infraestrutura urbana a partir da década de 1980 e o patrimônio cultural de Claraval.

Em breve, o livro será distribuído em todas as casas do município. A Secretária de Cultura, Luisa Helena Cintra, agradeceu aos autores pela parceria e tempo dedicado ao trabalho de escrita da obra.

“Sinto-me muito feliz por poder contribuir com a cultura de minha terra natal, por buscar recursos financeiros que têm permitido cuidarmos da preservação de nossas tradições e presentearmos a comunidade com a publicação deste livro”, disse.