Destaques Educação

S. J. da Barra investe em lousas digitais

5 de março de 2021

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

S.J.DA BARRA – O prefeito de São José da Barra, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, o Serginho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu 12 lousas digitais para atender aos 780 alunos de todas as escolas do município. Os recursos investidos foram de R$231.999,72.

Conforme a secretária de Educação, Luciene Gomes de Oliveira Mandello, a lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior. As escolas municipais atendidas são a Professora Maria Aparecida Passos, a Doutor José Carvalho de Faria, José Marcelino Pereira e Arco Iris.

O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como PowerPoint, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual – como aqueles de páginas de banco na internet – ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas”, disse Luciene.

Ainda conforme explicou Luciene, o ensino conta com novos recursos, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth.

Ainda conforme a secretária, os professores receberão treinamento para se adaptar à nova tecnologia.

A lousa Interativa Desk Board permite vivenciar uma nova realidade no processo de ensino e aprendizagem através da interatividade com conteúdo digital, é a tecnologia entrando para a sala de aula, facilitando a forma de o professor dar aula e a melhor compreensão do aluno, oportunizando uma aprendizagem mais significativa”, assegurou.

A gestão do Prefeito Serginho e de seu vice André Luiz Lemos da Silva, continua, ainda de acordo com a secretária, investindo na aquisição de novas tecnologias educacionais para as escolas do município, proporcionando um maior avanço no desenvolvimento.