Destaques Educação

Reforma de laboratório de biologia molecular da Uemg está em fase final

6 de julho de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS- O laboratório de biologia molecular da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), que tem como objetivo contribuir com as medidas de enfrentamento à covid-19, já passou por reformas de adequação para obter o nível de biossegurança necessário para realização dos testes de Sars-CoV-2. No entanto, ele ainda não possui os equipamentos necessários para o início do atendimento. O equipamento é fruto de parceria entre a Prefeitura de Passos e a Uemg e foi anunciado há cerca de um mês, mas ainda não há previsão para ser inaugurado.

De acordo com Marlon Vilela de Brito, professor da Uemg de Passos e um dos coordenadores do laboratório, ficou acordado entre os órgãos que a universidade faria as reformas de adequação da sala e que a aquisição de equipamentos e insumos, como os reagentes para realizar testes PCR (considerado “padrão ouro” para o diagnóstico de infecção pelo coronavírus), seria de responsabilidade da prefeitura. Ainda segundo o coordenador, as obras no local já estão em fase de finalização e a estrutura deve ficar pronta em até 15 dias, antes do prazo estipulado de 90 dias. Foi destinada uma verba de restituição do Ministério Público de aproximadamente R$ 485 mil para os investimentos necessários.

Uma sala do prédio quatro da Uemg, localizado na rua Sabará, número 164, foi totalmente adequada para poder instalar o laboratório. Foram feitas reformas no chão e no teto, houve retirada de ventiladores e demais adequações. A universidade recebeu algumas doações de empresas de Passos e São Sebastião do Paraíso para reformar a infraestrutura.

A parte da Uemg nós estamos finalizando, estamos fazendo uma minuta e cobrando a prefeitura sobre isso. Essa minuta foi solicitada na terça-feira [dia 30 de junho], e nela estará descrito o que cada parte vai fazer. Nós já estamos fazendo, na primeira reunião com o prefeito falaram que essa minuta ia correr junto com a aquisição. Na terça, consegui entrar em contato com o novo secretário de saúde, Evandro Bogo, e conseguimos falar sobre essa minuta. Agora depende mais da prefeitura. A parte que cabe a Uemg nós fizemos. Além disso, nós fizemos também três orçamentos para a compra.”, explicou o coordenador.

A universidade irá disponibilizar alguns equipamentos e ficou responsável por contratar um estagiário e um doutor, que irão trabalhar diretamente com análise. A professora e também coordenadora do laboratório, Alessandra Cheraim, irá coordenar os laudos junto com Brito, ambos biomédicos devidamente registrados no Conselho Regional de Biomedicina 3ª Região.
O coordenador reforçou, ainda, a importância da instituição deste laboratório, visto que pode atender a região e também realizará exames de outras patologias como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), dengue, chikungunya e meningite.

Queremos abrir porque é um bem necessário. Com o laboratório, reduz  a possibilidade de falsos negativos da covid-19 por causa do transporte, que pode ser feito irregularmente, e diminui os custos, uma vez que os exames serão realizados na cidade de Passos”, finalizou.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Nota

Nota

Em nota, a prefeitura afirmou que o laboratório não foi inaugurado ainda devido aos processos para a sua instituição. Também foi informado que a conclusão ocorrerá o mais rápido possível, contanto que sejam  respeitadas as etapas de plano de trabalho, termo de cooperação e processo licitatório.

Está sendo estruturado um plano de trabalho que constituirá o termo de cooperação entre o município e a universidade e, em seguida, ocorrerá o processo licitatório que viabilizará a compra de todos os equipamentos que se fizerem necessários. A gestão municipal se preocupa com a funcionalidade do laboratório, que, por ter um custo elevado, não pode ser implantado sem um devido estudo de aproveitamento pós-pandemia”, encerrou o texto.