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Rede municipal deve retomar aulas de robótica

Por Felipe Misuraca / Especial

26 de Maio de 2021

Secretária relata entusiasmo por parte de alunos para volta as aulas de robótica. / Foto: Divulgação

PASSOS – Na última segunda-feira, 24, a Secretaria Municipal de Educação de Passos informou que o ensino de robótica voltará a ser implantado nas escolas da rede municipal. A iniciativa deve ser retomada em breve, uma vez que o projeto encontrava-se paralisado.

De acordo com a secretária de Educação, Janes Fernandes Hespanhol, apesar do ensino de robótica ser um planejamento antigo nas escolas, os alunos estão entusiasmados para o retorno, por ser um tema tecnológico que desperta interesse. Além das escolas possuírem material adequado para o projeto, instituições como a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSul de Minas) Campus Passos disponibilizaram espaço para a realização das atividades.

O projeto foi concretizado na gestão do ex-prefeito Ataíde Vilela que adquiriu kits Lego suficientes para os alunos da rede municipal de ensino, desde o Fundamental I até o Fundamental II, mas acabou sendo deixado de lado. A ideia de voltar com o ensino de robótica nas escolas foi de Elisabete Pires de Oliveira, professora de Inglês na Escola Municipal Professora Jalile Barbosa Calixto. O objetivo da docente é tornar a robótica uma política pública. Segundo ela, o ensino robótico é bastante diversificado.

Os alunos aprendem a montar e programar robôs, desenvolver pesquisas para apresentar para um grupo de jurados em competições”, disse.

A professora, atualmente, está desenvolvendo um projeto de mestrado no ramo da robótica.

A minha ideia no projeto de mestrado é um centro de robótica educacional, em que todos os alunos, não apenas de escolas municipais, possam fazer as mesmas atividades que eram feitas antigamente”, afirmou.

Elisabete reforça a importância da disciplina para crianças. “Quanto antes a criança aprender, menos dificuldades ela tem no futuro. A robótica desenvolve uma série de habilidades que não são desenvolvidas no cotidiano com as aulas regulares”.

Para ela, as aulas de robótica beneficiam os alunos por promoverem estudos com conceitos interdisciplinares, como Ciências, Física, Geografia, entre outras. Além disso, ela estimula a criatividade, a capacidade de resolução de problemas, a importância do trabalho em equipe e a exercitação de valores éticos.

A disciplina tem enfrentado problemas durante a pandemia, uma vez que as aulas foram feitas para serem realizadas em grupo. O objetivo é retomar o projeto com a volta de aulas presenciais.

Quando voltarmos para as salas de aulas, vamos precisar aprender a trabalhar em equipe novamente. Precisamos usar a tecnologia a nosso favor, e a robótica é um caminho para que isso aconteça”, afirma Elisabete.