Destaques Educação

Prefeituras fazem consulta sobre volta de aulas presenciais na região

10 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – As Prefeituras de Alpinópolis e de Delfinópolis divulgaram ontem, 9, através de redes sociais, um formulário online sobre a volta às aulas presencias. Os formulários são destinados aos pais ou responsáveis por alunos das escolas municipais. A intenção é saber a opinião sobre a possível volta às salas de aula.


Você também pode gostar de: PM apreende arma e drogas em floricultura no Califórnia 

De acordo com a responsável pelo Departamento Municipal de Educação de Cultura (Demec) de Alpinópolis, Zélia Marques Rodrigues, o objetivo é ouvir a comunidade e ter uma visão melhor da situação dos alunos da rede de ensino municipal.

Nós fizemos um plano de volta às aulas e pensamos da seguinte maneira: voltarmos para o sistema remoto e ir adaptando ao híbrido. Capacitando os professores e comprando todos os equipamentos necessários. Estamos elaborando com muito cuidado esse retorno, de uma forma segura e que preserve os profissionais da educação e dê segurança para os pais”, disse.

A secretária municipal de Educação de Delfinópolis, Neulma Lima da Silva Leitte Lemos, afirmou que está sendo feita uma análise em relação ao retorno das atividades escolares no município.

Nós vamos fazer uma análise, porque Delfinópolis tem poucos casos de covid-19. Mediante as respostas, estamos pensando em voltar às aulas com o ensino híbrido. Mas, de qualquer forma, dependerá de como serão as respostas dos pais. Já estamos comprando EPIs para dar mais segurança aos profissionais de educação. Se não aumentar o número de casos e tivermos apoio dos pais, voltaremos da forma híbrida”, explicou Neulma.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as escolas e instituições de ensino, em 2020, tiveram que adotar o sistema remoto de ensino com aulas online. Com a volta da microrregião de Passos para a onda amarela do Minas Consciente, e o com a queda da taxa de incidência de covid-19, o sistema híbrido de ensino, que une aulas presenciais e online, tornou-se uma opção para as redes de ensino.

Nesse sistema, uma parte dos alunos assiste às aulas na escola enquanto a outra acompanha remotamente, pela internet. Em Alpinópolis, esse sistema já está sendo utilizado pelo Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral (Iepuc), que retornou às aulas na última segunda-feira, 8.

A previsão é de que as aulas da rede municipal de ensino, tanto em Alpinópolis quanto em Delfinópolis, retornem no início de março. Em Delfinópolis o ano letivo deve começar no dia 1º e, em Alpinópolis, no dia 8. Em reunião entre secretários municipais e vereadores de Passos, a titular da pasta de Educação, Jane Hespanhol, afirmou que ainda não há previsão de volta das aulas presenciais na cidade.

Já estamos tendo reuniões com os professores tudo de forma remota. Está tudo organizado. Não sabemos quando vamos voltar com as aulas presenciais”, disse a secretária. Ela também afirmou que tem falado com infectologistas para tratar do retorno.

Uma comissão de estudo foi criada no ano passado, em setembro, contudo ainda não havia se reunido para estudar esse retorno presencial. Precisamos nos adaptar e ver a quantidade de crianças e a situação de cada escola. A Saúde vai fazer uma vistoria técnica para que possamos retornar com segurança. Contudo, o prefeito tem autonomia de decretar o retorno presencial”, disse.