Destaques Educação

Piumhi faz capacitação da rede de ensino para a volta às aulas

Por Felipe Misuraca / Especial

10 de julho de 2021

As aulas presenciais no município devem ser iniciadas no dia 10 de agosto. / Foto: Divulgação

PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi realizou a primeira capacitação presencial de funcionários da rede pública de ensino para a retomada das atividades nas escolas do município. A ação ocorreu na Escola Municipal Josino Alvim, na última quinta-feira, e contou com a participação da coordenadora da Vigilância Sanitária, Marita Lopes. Para evitar aglomeração, os trabalhadores foram divididos em grupos. As aulas presenciais no município devem ser iniciadas no dia 10 de agosto.

Desde março, várias reuniões foram realizadas com as escolas públicas e privadas do município para tentar organizar a volta às aulas na região de maneira menos arriscada”, disse a coordenadora.

Segundo ela, a equipe da Vigilância Sanitária realizou visitas nas escolas da cidade para elaborar um fluxograma de retorno seguro para os alunos e funcionários das instituições. De acordo com Marita, todas as escolas de Piumhi estão capacitadas para receber os alunos em breve, mas é importante a responsabilidade individual de todos os envolvidos na Educação.

A responsabilidade não é somente das escolas. Cada um tem que fazer a sua parte, porque não adianta a escola estar preparada, com colaboradores capacitados, se os alunos chegam de suas casas despreparados”, comentou. Ela afirma ainda que a capacitação não é destinada somente ao ambiente escolar, mas para ambientes externos também.

Segundo a coordenadora, as escolas contarão com distanciamento entre carteiras de estudo, álcool em gel em vários pontos, horários de intervalo e limite reduzido de pessoas nos refeitórios e nas salas de aula para diminuir o risco de contaminação.

Para evitar que outras pessoas se contaminem, é necessário que as escolas avisem se qualquer sintoma for observado”, disse. Para auxiliar na identificação dos sintomas, a vigilância criará um fluxograma de informação da escola com a unidade do Programa Saúde da Família (PSF). “Se alguém notar sintomas em alunos ou funcionários e professores, o fluxograma estará presente para avisar a escola e os responsáveis”, afirmou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Vanilda Soares, os protocolos estão sendo observados para maior segurança e o uso de máscaras e álcool em gel deve ser observado pelos pais e responsáveis pelos alunos.

Essa conscientização do filho, nós contamos com a colaboração dos pais. Nesse momento de retorno é importante uma boa comunicação entre a família e a escola”, afirmou. Segundo a secretária, o retorno é facultativo e o ensino remoto será mantido.


Prefeitura autoriza retorno de aulas presenciais em Paraíso

Foto: Divulgação

S. S. PARAÍSO – A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso autorizou, na tarde desta sexta-feira, 9, que as unidades de ensino do município possam retomar as aulas presenciais no município. Para isso, foi entregue às instituições o alvará de funcionamento mediante a assinatura do Termo de Livre Consentimento e Responsabilidade.

Com a medida, estará liberado o retorno das aulas presenciais no formato híbrido (remoto e/ou presencial) para escolas estaduais e particulares. Já as aulas da rede municipal, retornarão no mês de agosto. Desde o início da gestão 2021/2024, a prefeitura vem analisando os números para que pudesse autorizar o retorna das aulas sem prejuízos à população.

Em abril, a administração deu início aos trabalhos junto à Secretaria Municipal de Educação para debater e organizar o fluxo para a volta às atividades nos estabelecimentos de ensino em Paraíso. O retorno está condicionado ao cumprimento de regras sanitárias, entre elas o distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel, além de respeito ao horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, previsto em decreto.