Destaques Educação

Pesquisa revela que 53% dos pais apoiam volta às escolas

12 de março de 2021

Entre os pais, 2.443 preferem optar pela manutenção do ensino remoto e outros 2.737 concordam com a retomada das aulas presenciais. / Foto: Divulgação

PASSOS – A maioria dos pais e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino de Passos é favorável ao retorno presencial das aulas, previsto para o próximo dia 22. De acordo com pesquisa realizada pela prefeitura, 53% dos que responderam são a favor do retorno às escolas e 47% preferem esperar. Entre os professores, 57% são contra a volta às escolas.


Você também pode gostar de: Casos de dengue têm queda de 50% na região 

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, todas as escolas municipais, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) receberam o questionário, totalizando 24 unidades de ensino, 8.025 estudantes e mais de 600 professores da educação infantil e ensino fundamental (1º ao 9º ano). De acordo com a secretaria, foram obtidas 467 respostas de professores e 5.180 respostas dos responsáveis legais pelos alunos.

Entre os pais, 2.443 preferem optar pela manutenção do ensino remoto e outros 2.737 concordam com a retomada das aulas presenciais. De acordo com a prefeitura, em caso de retorno das atividades presenciais, a adesão será facultativa, tanto para estudantes como para professores.

Segundo a administração, entre os 53% favoráveis ao retorno, 616 alunos não poderiam voltar por serem do grupo de risco para agravamento da covid-19, ou possuírem familiares em tal situação.

Em relação aos professores, 43% dos que responderam à pesquisa informaram ter interesse em voltar às salas de aula e 57% disseram que preferem o ensino remoto. Também entre os docentes, apenas 27% não fazem parte do grupo de risco.

De acordo com a prefeitura, 37% deles possuem pessoas no grupo familiar que integraram o grupo de risco, 16% se encontram no grupo de risco e outros 20% se enquadram no grupo de risco e ainda possuem familiares que também estão na mesma situação.

No início desta semana, a secretária municipal de Educação, Jane Fernandes Hespanhol, em reunião na Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara de Passos, destacou a importância do questionário para a atualização de dados das escolas de Passos.

Também segundo a responsável pela pasta, o retorno das aulas presenciais depende dos resultados epidemiológicos do município nas próximas semanas. A previsão é que as aulas podem retornar a partir do dia 22 de março.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira pela prefeitura, Passos atingiu 3.805 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus, sendo 3.660 já recuperados, 46 em recuperação, 18 hospitalizados e 81 óbitos em decorrência da doença. Em relação ao boletim anterior, de quarta-feira, são 12 casos confirmados a mais.