Educação Destaques

Oito cidades da região devem retomar atividades presenciais na rede estadual

Por Gabriella Alux/ Redação

3 de agosto de 2021

Passos, São Sebastião do Paraíso, Piumhi, Guapé, Capetinga, Claraval, Monte Santo de Minas e São Roque de Minas estão autorizadas a retomarem o ensino presencial na rede pública estadual de ensino a partir de hoje, 03:/ Reprodução.

PASSOS – Escolas da rede estadual de ensino em Passos, São Sebastião do Paraíso, Piumhi, Guapé, Capetinga, Claraval, Monte Santo de Minas e São Roque de Minas estão autorizadas a retomar as aulas presenciais a partir de hoje, 3. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), as unidades devem retornar do recesso escolar e adotar o ensino híbrido, com atividades presenciais e por meio remoto.

Em Passos, segundo a SEE, as unidades do Cesec Dona Emília Leal, Abraão Lincoln, Caetano Machado da Silveira, Deus Universo e Virtude, Doutor Tancredo de Almeida Neves, Dulce Ferreira de Souza, Francisco da Silva Maia, Geraldo Starling Soares, Lourenço Andrade, Luiz de Mello Vianna Sobrinho, Nazle Jabur, Neca Quirino, Nossa Senhora da Penha, Professor Jair Santos, Professora Júlia Kubitschek e São José já haviam retornado com as aulas presenciais para os anos iniciais antes do recesso e devem ser orientadas a avisar os estudantes dos 9º e 3º para a manutenção da determinação.

Para Paraíso, a orientação da secretaria abrange as escolas Benedito Ferreira Calafiori, Paraisense, Paula Franssinetti e o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec). Em Piumhi, devem retornar as escolas estaduais Professor João Menezes, Professor José Vicente, Professor Francisco de Paula Rebelo Horta e Cesec Sebastião Gonçalves da Silva. A determinação também da SEE também abrange a escola Padre José Espíndola, em Pimenta, e as escolas General Carneiro e Professora Izaura de Oliveira Vilela em São Roque de Minas. A escola Professor Antônio Passos Silva, em Guapé, Iarbas Rodrigues, em Claraval, e as escolas Américo de Paiva, de Milagre e Doutor Wenceslau Braz devem seguir a mesma orientação.

“Com o início do 3º bimestre, mais escolas estão autorizadas a ter atividades presenciais. Nas unidades localizadas nos municípios em ondas amarela ou verde do Plano Minas Consciente, voltam as turmas dos anos iniciais (1º ao 5º ano), do 9º do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. A partir de hoje, as escolas dessas localidades também poderão começar o acolhimento dos professores que atuam no 8º ano do ensino fundamental, 2º ano do ensino médio, além das turmas do último período/semestre dos cursos profissionalizantes e do último período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para esses anos de escolaridade, a volta dos alunos vai ocorrer a partir de 9 de agosto”, segundo declaração da assessoria de imprensa da SEE-MG.

Segundo a secretaria, no modelo de ensino híbrido há alternância de uma semana de atividades presenciais na escola e uma semana remota. A escola poderá organizar rodízios, conforme a necessidade, respeitando sempre o distanciamento mínimo entre os estudantes na sala de aula.