Educação Destaques

Número de inscrições no Enem cai 41,52% na região em 2021

Por Nathália Araújo / Redação

10 de novembro de 2021

As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 deste mês e possibilitam o acesso à educação superior no Brasil e em Portugal./ Foto: Reprodução.

PASSOS – O número de candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na região caiu 41,52% neste ano em relação a 2020. O exame será nos dias 21 e 28 deste mês. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação do Enem, a quantidade de pessoas inscritas diminuiu de 9.715, no ano passado, para 5.681 neste ano.

A maioria, 98,21%, vai fazer a prova impressa e 102 candidatos vão fazer a digital (1,8%), disponível somente em 12 municípios de Minas Gerais. Em Passos, segundo edital publicado pelo Diário Oficial da União, são 150 vagas para o Enem Digital, número igual ao de Poços de Caldas, a outra cidade do Sul de Minas que dispõe dessa versão.
No Brasil, a queda no número de inscritos foi de 45,03% em 2021.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), entidade que representa mantenedoras de ensino superior no país, aponta para a redução de 77,40% em cadastros de pessoas com renda familiar de até três salários-mínimos. Entre os alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em instituições privadas, a diminuição foi de 20,80%. O número de inscrições pagas aumentou 39,20%.

A edição deste ano é a primeira que conta com edital separado para a isenção da taxa de inscrição, no valor de R$85. A versão digital passa a ter atendimento especializado e os estudantes terão acesso a tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), caderno de perguntas com letras e fontes ampliadas e superampliadas, provas com contrastes, tempo adicional e salas de fácil acesso.

No Enem do ano passado, foi registrado um recorde de abstenções em 16 anos, sendo que 51,50% dos candidatos não compareceram ao local de prova no primeiro dia e, 55,30% faltaram no segundo dia de aplicação. Em nota, o ministério informa que a queda se deu em razão da pandemia do coronavírus, considerando que o exame foi adiado de novembro de 2020 para janeiro de 2021 e a vacinação estava limitada aos profissionais da Saúde e idosos. Com a melhora nos índices epidemiológicos, a expectativa é que os números sejam menores nesta edição.

As provas contam com 180 questões, divididas em quatro áreas de conhecimento (linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias), além de uma redação. A partir do desempenho dos estudantes, são avaliados as possibilidades de acesso à educação superior.

As notas podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni), em universidades portuguesas, além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e outros do mesmo segmento.

Cartão de Confirmação

Para os estudantes inscritos no Enem 2021, cujas provas serão aplicadas nos próximos dias 21 e 28, o Cartão de Confirmação já está disponível na Página do Participante. O documento apresenta informações como data, local e horários da aplicação, junto ao número de inscrição e opção de língua estrangeira selecionada. Caso tenha sido solicitado o tratamento por nome social e atendimento especializado, estes dados também constarão no arquivo.