Destaques Educação

Núcleo de Assistência Judiciária da Uemg oferece atendimento gratuito em Passos

23 de julho de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – O Núcleo de Assistência Judiciária da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Passos atua de forma gratuita e o trabalho acontece de forma integrada com o Núcleo de Prática Jurídica (NAJ), envolvendo diretamente o curso de Direito da unidade. A partir de prestação de serviço à comunidade, o NAJ desenvolve várias atividades de extensão e de ensino.

Os estudantes podem participar de todo o processo dos atendimentos realizados pelo núcleo, realizando atendimentos à comunidade carente, desenvolvendo orientações e ou encaminhamentos de questões jurídicas ou judiciais. Além disso, os discentes são orientados sobre confecção e aplicação de teses jurídicas em casos reais, intensificando ainda mais a realidade prática do curso de Direito.

Inicialmente as partes atendidas passam por uma avaliação social e preenchendo os requisitos agenda-se uma conciliação ou mediação para tentativa de acordo entre as partes envolvidas. Não havendo acordo, agenda-se o atendimento jurídico para a judicialização da demanda”, explica a coordenadora do NAJ, professora Juliana Castro Torres, sobre as etapas dos atendimentos realizados.

Atualmente as demandas atendidas pelo Núcleo a partir de um convênio com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) são: alimentos, pensão alimentícia, divórcio, guarda, regularização de visitas, alvará judicial, a depender de avaliação socioeconômica do atendido.

Para conseguir o atendimento gratuito no NAJ é necessária a realização de uma avaliação socioeconômica. Os interessados podem entrar em contato com o núcleo para saber sobre os quesitos a serem avaliados, todo este processo é direcionado oficialmente pela Resolução Conum/Uemg nº 425, de abril de 2019.

Para acompanhar as atividades desenvolvidas pelos discentes no núcleo, a equipe conta com oito docentes do curso e mais duas funcionárias administrativas, formadas na área do Direito.

O NAJ é uma atividade extensionista de prestação de serviços à comunidade que integra aluno, universidade e comunidade. É um pilar do curso de Direito, onde os alunos recebem a base necessária para praticar a atividade jurídica real após a formatura”, conclui a coordenadora.

O Núcleo de Assistência Judiciária funciona no Bloco 05 da Uemg Passos, na Rua Colorado, 700. O telefone para contato é (35) 3526-4501 e o e-mail [email protected] Durante o período de pandemia, o atendimento está sendo feito de forma remota, por isso os interessados devem entrar em contato exclusivamente por telefone ou e-mail.


Centro Acadêmico do curso de Medicina promove Congresso

PASSOS – Entre os dias 28 e 31 de julho o curso de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos realiza o I Congresso Acadêmico: As multifaces da vida e saúde. O evento é organizado pelos estudantes, com participação direta de todos integrantes do Centro Acadêmico Barão de Passos (Cabap) e outros discentes que foram selecionados por processo seletivo para também participarem da comissão organizadora.

O cronograma do evento conta com várias palestras, toda programação acontecerá de forma on-line pela plataforma Even3. A participação no Congresso é gratuita para todo o público, também será liberado certificado a partir de confirmação de presença, sem nenhum custo adicional para o participante.

A ideia do evento surgiu da atual gestão do Cabap com o objetivo de agregar conhecimento aos estudantes bem como divulgar a Uemg, nosso curso e a Santa Casa de Misericórdia de Passos”, explica o estudante Hector Nunes, coordenador de Marketing do Cabap.

De acordo com a Comissão Organizadora do evento, a temática escolhida para o Congresso surgiu a partir da busca de apresentar de forma igualitária as principais áreas em torno da saúde e também da vida. “Nosso intuito é apresentar temas atuais e fundamentais para a carreira profissional, em consonância com a chamada “medicina do século XXI”, pautada na atualização dos velhos preceitos, bem como na adoção de novas experiências”, conta.

A Comissão Organizadora do evento é composta por 20 integrantes, divididos em três grupos de atuação, a Coordenação Científica, coordenação de Comunicação e Marketing e Comissão de Programação. “Estar na organização de um evento exige muito de todos aqueles que se propuseram estar nesse posto, mas a nossa formação também perpassa por isso, é necessário” comenta Hector sobre sua experiência como um dos organizadores do evento.