Destaques Educação

Minas pode retomar aulas presenciais de ensino superior na próxima semana

24 de setembro de 2020

Secretária relata entusiasmo por parte de alunos para volta as aulas de robótica. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – A partir da próxima semana, instituições de ensino superior, públicas e privadas, podem retomar aulas presenciais em Minas Gerais. As escolas de educação básica poderão voltar a partir do dia 5 de outubro. O anúncio foi feito pelas Secretarias de Estado de Saúde e de Educação em entrevista coletiva na tarde de ontem. Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a medida se justifica pela queda no número de diagnósticos de Covid-19 e de óbitos em Minas Gerais, o que pode indicar estabilização do contágio nas últimas semanas.

O que nos chama a atenção é a saúde física e emocional nos estudantes. Nós temos um confinamento prolongado, falta de contato entre os colegas, falta de espaço em casa e isso está relacionado a fatores de estresse que atingem estudantes e família”, acrescentou.

Em última instância, caberá aos prefeitos definir se vão ou não retomar as aulas presenciais, ainda que estejam em uma região autorizada pelo governo do estado. O critério para a retomada, segundo o secretário, é que, no caso das instituições de ensino superior, as cidades estejam incluídas na onda amarela do programa estadual de flexibilização, o Minas Consciente. Das 14 macrorregiões de saúde, 13 estão na onda amarela e já podem retomar as aulas para cursos de graduação, pós-graduação e livres, com é o caso da unidade da Uemg em Passos.

No caso da educação básica, que inclui educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, é necessário que as escolas estejam em cidades na onda verde do Minas Consciente. Apenas uma macrorregião, norte, está nesta situação e já pode retomar as aulas presenciais para crianças e adolescentes. Na lista divulgada ontem, nenhuma cidade da região está incluída. O protocolo com as diretrizes para a retomada segura das aulas será divulgado pelo governo estadual na próxima semana.

Nós temos um protocolo, que está sendo construído acompanhando diretrizes internacionais há mais de três meses. E foco principal que nós temos é prevenir e garantir a segurança de estudantes, professores e comunidade escolar”.

Escolas estaduais retornarão gradativamente a partir de outubro

PASSOS – Nas 3.600 escolas estaduais, as aulas presenciais se iniciarão, gradativamente, a partir do dia 19 de outubro, segundo a Secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna. A prioridade será para a volta dos alunos do 3º ano do ensino médio, em função da proximidade com o Enem.

Começaremos pelo terceiro ano do ensino médio, em função do Enem. A volta será progressiva e realizada com cuidado, com fixação dos conteúdos que já vem sendo trabalhado na educação remota”, disse.

Segundo a secretária, a estratégia para retorno às aulas ainda está em construção. Desde 18 de maio, o governo estadual tem ofertado aulas remotas, com transmissão diária pela Rede Minas e distribuição de apostilas do Plano de Ensino Tutorado a crianças e jovens sem acesso à internet. A secretária garantiu, no entanto, que as famílias terão autonomia para decidir se as crianças vão ou não às aulas e que, por isso, as aulas remotas, com transmissão pela Rede Minas, vão continuar. Os alunos que retornarem às salas de aula terão garantido o lanche na própria escola.