Destaques Educação

Média de aproveitamento escolar é de 80%, diz secretária municipal

6 de agosto de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – Após muitos qestionamentos sobre a efetividade do ensino remoto, a prefeitura de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou um levantamento que aponta que a média de aproveitamento escolar no primeiro semestre foi de 80%. Ao todo, 8.647 alunos estão matriculados na Educação Infantil Maternal (crianças a partir de seis meses de vida) e no Ensino Fundamental II (até o 9º ano).

De acordo com Zinete Guimarães Rattis, secretária da pasta, os estudantes se adaptaram bem à nova modalidade e ainda não existe previsão para o retorno das atividades presenciais.

Acompanhamos a evolução do trabalho regularmente e desenvolvemos modelos de gráficos para identificar as principais dificuldades apresentadas e conferir o nível de participação. Não sabemos quando as coisas voltarão ao normal, mas também estamos nos preparando para este momento, porque já recebemos alguns protocolos, compramos equipamentos de proteção individual (EPIs) e alguns produtos de limpeza e higiene pessoal”, explicou.

Ainda conforme a secretária, o apoio familiar nas atividades pedagógicas é muito importante, já que é um método fundamental para despertar a curiosidade e o desejo pelo saber.

É tudo muito novo e tivemos que nos reinventar para que nossas crianças continuassem com o acesso à educação, mas, como sabemos, infelizmente existem pais que não participam da vida escolar dos filhos. Apesar disso, principalmente neste momento, precisamos do auxílio de todos. Por mais que a tela de um computador não represente a escola tal como é, o contato com os professores, com os cálculos, com a leitura e com a escrita já faz muita diferença na vida dos pequenos, até porque não podemos permitir que estes hábitos acabem”, destacou.

Zinete também conta que alguns recursos são disponibilizados para assistir os alunos que encontram quaisquer dificuldades financeiras. Nos casos em que o estudante não tem acesso aos meios tecnológicos, os profissionais se encarregam de fornecer o conteúdo ministrado nas aulas e entregam atividades avaliativas impressas em papel.

Além disso, as instituições de ensino também estão abastecidas com materiais escolares que podem ser oferecidos aos discentes e com cestas básicas que são montadas a partir dos alimentos que seriam utilizados para a merenda.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) também disponibiliza algumas ferramentas para auxiliar os estudantes e profissionais da educação municipal, como apostilas para planos de estudos tutorados; material complementar do Projeto Vamos Aprender; a versão online do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); a exibição do Se Liga na Educação, transmitido pelo canal de televisão Rede Minas; e, ainda, o aplicativo Conexão Escola, que pode ser baixado nas plataformas Android e iOS.