Destaques Educação

IFSULDEMINAS abre processo seletivo com mais de 3 mil vagas

2 de dezembro de 2020

A instituição oferece 44 cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e 38 cursos superiores. / Foto: Divulgação

PASSOS – O Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas) está com mais de 3.300 vagas abertas em cursos técnicos e superiores para ingresso no primeiro semestre de 2021. Todos os cursos são gratuitos. A instituição oferece 44 cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e 38 cursos superiores. As vagas são para as unidades em Passos, Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações.

A partir desta seleção, o Instituto ofertará dois novos cursos técnicos: o subsequente em Design de Interiores (no Campus Pouso Alegre) e o subsequente em Geoprocessamento (no Polo Inconfidentes, com carga horária 100% on-line). O Ingresso no Ensino Técnico será feito por sorteio, ordem de inscrição ou análise de histórico escolar. Já no Ensino Superior, será com base na nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes deverão ler o edital do processo seletivo para conhecerem qual a forma de ingresso adotada pelo curso que escolheram.

Além disso, haverá o ingresso de estudantes no ensino técnico integrado e no superior por meio de vagas olímpicas. Ou seja, alunos premiados em Olimpíadas do Conhecimento poderão concorrer a vagas específicas. O IF Sul de Minas reserva pelo menos metade das vagas do processo seletivo a estudantes vindos de escolas públicas, a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e a pessoas com necessidades especiais.


Taxa gratuita

Para se candidatar a uma das vagas, o candidato precisa se inscrever no processo seletivo do IF Sul de Minas. As inscrições são grátis e começam a partir do dia 7 de dezembro de 2020. No site: portal.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, o candidato acessa o link de inscrição, os editais e esclarece dúvidas.

Criado em 2008, da união das antigas escolas agrotécnicas da região, o IF Sul de Minas é uma instituição federal de ensino público e gratuito, que está entre as melhores do país. Possui unidades em oito municípios no Sul de Estado de Minas Gerais e 28 polos de ensino a distância. Faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, existente em todo o Brasil.

O IF Sul de Minas já formou mais de 100.000 estudantes e tem, hoje, aproximadamente 25 mil alunos matriculados nos cursos de Qualificação Profissional, no Ensino Técnico Integrado e Subsequente, no Ensino Superior e na Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu).