Educação Destaques

IFSul oferece 20 vagas em curso de acabamento de móveis rústicos

Por Gabriella Alux/ Redação

19 de outubro de 2021

Foto: Reprodução.

PASSOS – O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSul de Minas) abriu inscrições para 20 vagas no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de acabador e acabadora de móveis rústicos, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Móveis Rústicos (Acimov). As inscrições foram abertas no último dia 15 e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 25. Seis vagas são destinadas a mulheres. O curso é gratuito e será realizado em 30 dias, com início em 8 de novembro e término em 3 de dezembro deste ano, com aulas práticas de segunda a sexta-feira no período noturno.

O coordenador do IFSul, Clayton Silva Mendes, conta que a iniciativa partiu de uma parceria com a Câmara de Passos, através dos vereadores Aline Macedo e Plínio Andrade, que identificaram a demanda do profissional em Passos, já que é o município é um polo de móveis rústicos. Segundo ele, é a primeira vez que acontece uma parceria como essa, apesar de ser uma demanda antiga, faltava estrutura física para desenvolvimento do curso.

“Esperamos uma demanda alta, já que Passos conta com mais de 200 fábricas de móveis e carência de profissionais. O curso será composto por uma disciplina teórica sobre empreendedorismo e habilidades básicas para o trabalho. As demais disciplinas serão práticas e contarão com profissionais da área para ministrá-las. As aulas serão presenciais, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30, em uma marcenaria parceira do Instituto”, declarou Mendes.

Conforme o coordenador do IFSul, poderão se inscrever qualquer pessoa interessada, maior de 18 anos, com, pelo menos, o ensino fundamental incompleto. Clayton ressalta que a forma de seleção será por sorteio.

O presidente da Acimov, Douglas dos Reis Andrade, afirma que o curso é direcionado a 20 alunos e a intenção é promover novos profissionais para auxiliar no mercado de produção de móveis rústicos, que tem carência de trabalhadores no município. Segundo ele, além desse curso com o IFSul, também há um projeto para escola de marcenaria, junto à Faculdade de Inovação e Tecnologia de Minas Gerais (FIT-MG), voltado para o setor.

“Esse curso de Acabador de Móveis Rústicos é de suma importância para o nosso setor, que hoje está com uma carência muito grande na mão de obra, tanto na parte da produção e fabricação do móvel, quanto na parte do acabamento. Creio que é de grande importância, pois vai atender as empresas que também estão em falta na mão de obra e vai trazer oportunidade para novos serviços e novas pessoas entrando no mercado de trabalho por ter essa capacitação. Então, esperamos realmente conseguir formar esses 20 profissionais para, até mesmo depois, fazer outras turmas”, declarou Andrade.

De acordo com o presidente da associação, o curso contém método simples, sem grandes dificuldades e vai habilitar os participantes com especialização e capacidade de realizar o trabalho. Segundo ele, o profissional fará trabalhos direcionados à parte de acabamento e produção final do móvel, como tapar os furos da madeira, encerar, passar resina, e outras funções.

“Tanto o curso como o serviço, são simples. Com certeza, o setor vai ganhar muito com essa formação, pois colocará novos profissionais disponíveis para esse setor, em uma tentativa de sanar a nossa carência. Pelo menos, essa é a visão que a gente tem. Além disso, também esperamos conseguir novos profissionais, também, com a escola para marceneiros, que é um projeto separado desse que estamos realizando com o IF, mas que ainda está em planejamento, pois, estamos precisando de recursos. Então, a gente espera que esse curso com o Instituto seja apenas o primeiro passo para as conquistas posteriores”, finalizou.

Para mais informações e para se inscrever online, acesse portal.pas.ifsuldeminas.edu.br. As inscrições também podem ser feitas de forma presencial, no Ifsul Campus Passos, localizado na rua da Penha, 290, e na Câmara Municipal, na avenida Paulo Esper Pimenta, 151.