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Ideb cai em redes municipais de Passos, Paraíso e Piumhi

16 de setembro de 2020

Secretária relata entusiasmo por parte de alunos para volta as aulas de robótica. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – As três maiores cidades da região tiveram queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos levantamentos relativos às notas da 4ª série/5º ano em 2019. Na rede estadual, São Sebastião do Paraíso e Piumhi tiveram resultados melhores na mesma série e Passos piorou. O Ideb é divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação e é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. São José da Barra, com 8.1, lidera na região.

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  • Minas
  • Fundamental

Segundo os dados divulgados nesta terça-feira, 14, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Passos, a nota do Ideb na rede municipal de ensino passou de 6.6 para 6.5 na 4ª série/5º ano entre 2017 e 2019 e o município ficou abaixo da meta projetada, que era de 6.6. Nos levantamentos referentes à 8ª série/9ºano, a nota subiu de 4.9 para 5, também abaixo da meta (5.6) e na avaliação referente à 3ª série do ensino médio o desempenho também melhorou, de 3.8 para 4.2, ficando acima da meta (4.0).

Na rede estadual de ensino, Passos teve queda na avaliação referente à 4ª série/5º ano, de 6.6 para 6.5, ficando abaixo da meta (6,6), e melhorou o desempenho nas outras duas categorias, passando de 4.9 para 5.0 na 8ª série/9ºano, com meta de 4.6, e de 3.8 para 4.2 na 3ª série do ensino médio, único que ficou acima da meta (4.0).

Em São Sebastião do Paraíso, a nota caiu de 7.0 para 6.8 na 4ª série/5º ano da rede municipal de ensino, mas ficou dentro da meta (6.8). Na 8ª série/9º ano, o município manteve em 2019 o mesmo índice de 2017, que foi de 5.4, também dentro da meta (4.4). Os índices na rede estadual em Paraíso também foram melhores em 2019. A nota passou de 6.8 para 7.0 na 4ª série/5º ano e de 5.3 para 5.5 na 8ª série/9º ano. Na 3ª série do ensino médio o desempenho subiu de 3.9 para 4.4.

Na avaliação da rede municipal de Piumhi, a nota caiu de 6.9 para 6.6 na 4ª série/5º ano, mas ficou dentro da meta projetada para 2029, que era de 6.8. Na rede estadual, o município aparece com melhora na nota da 4ª série/5º ano, que subiu de 5.8 para 6.0, e abaixo da meta (6.8). Na 8ª série/9º ano, o desempenho também foi de queda, de 4.8 para 4.5 e abaixo da meta (5.7). Na avaliação da 3ª série do ensino fundamental, a nota em Piumhi caiu de 3.8 para 3.7, também abaixo da meta (4.1)

Minas

Em Minas, o Ideb, em 2019, saltou de 3,6 para 4,0 no ensino médio, sendo três décimos superior ao maior resultado já alcançado nesta etapa de ensino, em 2011. De acordo com os resultados, a nota média padronizada, calculada a partir das proficiências de Língua Portuguesa e Matemática na avaliação nacional (Saeb) chegou a 4,76, um décimo acima da maior nota anteriormente obtida pelo estado, em 2007. Já no indicador de rendimento, Minas alcançou 0,84, alta de três décimos em relação ao maior valor alcançado, em 2013.

Um dos pontos mais expressivos que ajudaram Minas Gerais a conquistar esses resultados no Ideb foi a queda no abandono escolar. Ou seja, a partir de ações efetivas, o estado conseguiu diminuir o número de alunos que deixaram de frequentar a escola.

Em 2017, a taxa de abandono era de 8,1% no ensino médio, 3,1% nos anos finais do ensino fundamental e 0,3% nos anos iniciais. Já em 2019, a taxa registrada no ensino médio foi de 5,3%, nos anos finais do ensino fundamental foi de 1,6% e, nos anos iniciais, de 0,2%.

Como parte dos números históricos dessa edição do IDEB, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) destaca também o expressivo aumento da participação dos alunos do ensino médio na realização da prova, fruto de uma mobilização realizada entre Superintendências Regionais de Ensino e diretores das escolas da rede. O índice de escolas que passaram a ter Ideb- por terem garantido a participação de no mínimo 80% dos alunos na avaliação nacional – saltou de 56% para 77% das unidades escolares.

Fundamental

Os resultados também mostram crescimento histórico na nota média padronizada dos anos finais do ensino fundamental. Em 2019, Minas Gerais alcançou 5,29, retomando a maior nota já alcançada no estado, em 2011. Já no indicador de rendimento foi alcançado 0,88, que representou uma evolução de quatro pontos percentuais em relação a 2017. Em consequência disso, o Ideb apresentou crescimento de 4,4, em 2017, para 4,6 em 2019. Com relação aos anos iniciais do ensino fundamental, em que o estado é historicamente reconhecido, o resultado foi o mesmo de 2017, se mantendo em 6,5, com a posição nacional 4º lugar entre os estados.

A participação dos estudantes do ensino fundamental no Saeb também registrou crescimento. O levantamento mostrou ainda que, nos anos iniciais, 96,08% das unidades de ensino atingiram pelo menos 80% de participação nas provas. Já nos anos finais, foi registrado 88% de participação. Em 2017, a participação nos anos iniciais havia sido de 94,35% e, nos anos finais, de 84,02%.