Destaques Educação

Estudante da Uemg desenvolve aplicativo para auxiliar professores em aulas remotas

Por Talita Souza/ Especial

12 de Maio de 2021

Foto: Site EBC

PASSOS – O estudante de Sistemas da Informação Gabriel Oliveira Brito, da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos, desenvolveu o Sistema de Apoio para Chamadas Escolares (Sace) com o intuito de auxiliar os professores na hora de realizar as chamadas para aulas pelo sistema remoto de ensino.

O aplicativo foi lançado no último dia 6 e está disponível, gratuitamente, para download na Google Play para celulares com o sistema Android. De acordo com o estudante, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu antes da pandemia do novo coronavírus durante as aulas presenciais na faculdade.

Na época que a gente estudava no Cire, alguns professores que não tinham notebook e quando tinham a internet não funcionava ou o webgiz estava of, aí precisavam entender do Excel para criar planilhas ou gastar papel [para realizar as chamadas]. O aplicativo que auxilia nisso, mesmo o professor dando aulas para várias turmas, institutos e campus diferentes”, explicou Brito.

Ainda de acordo com o estudante, o aplicativo funciona sem precisar estar conectado à internet.

Quando o professor tiver acesso ao sistema, pode subir as presenças visualizando as chamadas cadastradas no aplicativo. Desenvolvi [o aplicativo] em casa mesmo. Conversei com alguns professores para saber se era uma boa ideia boa e eles disseram que talvez sim”, contou.

Além de contabilizar e organizar as presenças e faltas dos alunos, no Sace os professores têm a opção de realizar backup e restauração do banco de dados e a função de transferir dados dos alunos em caso de trocas de turma.