Educação Destaques Geral

Estudante da Uemg cria aplicativo de chamada virtual

2 de julho de 2021

O estudante do curso de Sistemas de Informação, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Gabriel Oliveira Brito recebeu destaque nesta semana, por ter desenvolvido um aplicativo de lista de chamada virtual, que possibilita inserção de observações, anotações de presenças e motivos de faltas. A ideia nasceu para contribuir no trabalho dos professores da instituição no controle dos alunos nas aulas.

De acordo com o acadêmico, o dispositivo é muito prático e fácil de usar e não requer acesso à internet. Você não precisa cadastrar mais de uma vez os alunos, você pode ter um cadastro só e conseguir gerenciar ele desse campo. Além disso, você tem uma lista de presença na palma da mão, independente do lugar que você estiver, sem acesso à internet, você pode acessar o aplicativo realizar suas chamadas e quando tiver acesso à internet no dispositivo você abre o aplicativo e terá todas as listas de chamada disponíveis com as presenças para subir no sistema”, explicou.

A coordenadora do curso, Vânia Borges, destaca o aplicativo é capaz de facilitar a vida dos docentes. A gente pensou nas pessoas que trabalham fora da Uemg e que teriam uma dificuldade um pouco maior, como as pessoas trabalham na área rural, por exemplo. Então, em vez de você ter que imprimir uma folha para fazer essa chamada, você consegue baixar essa planilha dentro do aplicativo do Gabriel para fazer esse controle de presença, de nota, de conteúdo programático, enfim, você pode lançar tudo ali”, disse.

O programa de apoio para chamadas escolares recebeu o nome de “Sace” e está disponível em todas as plataformas de android.