Educação Destaques

Escola do Glória convida professora de literatura para campanha da SEE-MG

23 de agosto de 2021

Professores, em comemoração à Semana do Estudante, organizam palestra e convidam professora de Literatura para falar com alunos do ensino fundamental./ Foto: Divulgação.

S. J. B. Glória – A Escola Estadual José Severiano Filho, em São João Batista do Glória, convidou a professora de literatura Tânia Tripoloni, a pedido dos professores Daniel Mariano e Eliane Viana Gomes dos Reis, para ministrar a aula “Ler é se encantar” aos alunos dos 7º, 8º e 9º anos. A aula foi realizada no último sábado letivo, 14, como atividade complementar em comemoração à Semana do Estudante, celebrando o mês do Agosto das Juventudes, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).

Na aula, Tânia frisou a importância da leitura, literatura e de como ler poemas, a professora Tânia e destacou a influência dos contos de Sherazade, do Mil e Uma Noites, para a construção das narrativas literárias. Depois, a professora realizou a leitura e análise do poema “Ó sino da minha aldeia”, escrito por Fernando Pessoa.

“Ficamos felizes com a bela explanação literária que a professora Tânia fez e, especialmente, com a participação de nossos alunos que, durante a aula, pesquisaram os poemas, na internet, citados pela professora e buscaram dialogar com a palestrante”, relatam os professores Daniel e Eliane.

De acordo com a aluna do 8º ano Vitória Elissa Alves Marques, a aula da Tânia foi um momento muito bom. “A aula de hoje foi muito boa. É sempre bom explorar novos conhecimentos, ainda mais com pessoas que já tem experiência naquele determinado assunto. Gostei bastante”, disse ela.

Segundo declaração da escola, a literatura é uma prática terapêutica essencial em nossos dias e, para incentivar a atividade, a professora Tânia Tripoloni criou um canal online no “YouTube” e “Instagram”, intitulado de “Literatania”, onde realiza leituras e análises de obras de autores das literaturas brasileira e portuguesa.

“Gostaria também de agradecer a professora Tânia pela disponibilidade em contribuir com o aprendizado de nossos alunos e, sempre que possível, que ela volte, pois sua presença trouxe grande alegria e conhecimento para a nossa tarde”, finalizou a professora Eliane.