Destaques Educação

Enem divulga Cartão de Confirmação de Inscrição para candidatos em 2021

6 de janeiro de 2021

Foto: Divulgação (Site EBC)

BELO HORIZONTE – Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição. Entre as informações contidas no documento, estão o número de inscrição, data, hora e local do exame. O Cartão de Confirmação pode ser acessado na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/).


O que você também vai ler neste artigo:

  • Canais de informação
  • Cartilha de redação

Apesar de não ser obrigatório, o Inep, entidade federal responsável pelo exame, recomenda que o participante leve o documento nos dias de aplicação. As provas do Enem 2020 ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas.

Além da redação, o Exame conta com 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Canais de informação

Entre os canais de informação sobre o Exame, o Inep disponibiliza o aplicativo do Enem, que reúne dados da inscrição, cronograma e alertas, além de permitir que o participante confira o local de prova e, após o exame, tenha acesso ao gabarito e ao resultado. No aplicativo, o participante também pode realizar um simulado, como preparação para a prova.

Já no site do Enem, é possível verificar o cronograma, além de instruções para antes, durante e depois do Exame. No Sistema Enem, o participante também pode acessar diversas informações que ficam disponíveis desde o momento da inscrição até a divulgação dos resultados. A página do Enem, no portal do Inep, reúne toda a legislação do exame, além de outros documentos.


Cartilha de redação

Para os candidatos que estão se preparando para as provas do Enem, o Inep disponibilizou o documento “A redação do Enem 2020 – Cartilha do Participante”. A publicação, elaborada pela Coordenação Geral de Exames para Certificação, da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), traz dicas sobre como o estudante deve estruturar a sua redação, além de explicar os critérios de correção do texto. De forma inédita, foram produzidas cartilhas específicas para a avaliação das redações dos participantes surdos ou com deficiência auditiva, e dos participantes com dislexia.