Destaques Educação

E.E. Prof. Jair Santos participa da expansão das vagas para o EMTI

9 de dezembro de 2020

Ao todo, a escola deve oferecer 40 vagas para a modalidade de EMTI. / Foto: Divulgação

PASSOS – A Escola Estadual Professor Jair Santos entrou para a lista das instituições de ensino que participam da expansão do programa Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), a qual vai aumentar a quantidade de vagas disponíveis para os interessados na educação em período estendido, oferecida pela rede pública. Em Passos, outras cinco escolas já contam com a modalidade, sendo a E.E. Professora Júlia Kubitschek, a E.E. Lourenço Andrade, a E.E. Deus, Universo e Virtude, a E.E. Neca Quirino e a E.E. Caetano Machado da Silveira.


Você também pode gostar de:

Idosos morrem em acidente entre Capetinga e Cássia

Grupo realiza revitalização no Cristo Redentor

Ao todo, o projeto de expansão deve liberar 40 vagas, uma vez que o principal objetivo do EMTI é desenvolver estratégias voltadas à inclusão social dos estudantes e fornecer uma formação integral de forma gratuita, o que pode contribuir para que os jovens consigam melhores oportunidades no mercado de trabalho e exerçam a cidadania. Para a elaboração do modelo pedagógico são consideradas as informações presentes no Projeto de Vida de cada aluno, que deve participar das mais diversas ações escolares para cumprir suas metas estabelecidas.

De acordo com Adriana Ferreira Souza Emygdio, diretora da E.E. Professor Jair Santos, o currículo da Educação Integral contribui para o acesso do estudante a todas as áreas do conhecimento de maneira articulada e permanente, o que rompe com a fragmentação das disciplinas e cria novos sentidos para os conteúdos. Isso ocorre a partir das questões, trajetórias, experiências e relações dos sujeitos envolvidos nos processos educativos e, assim, é possível perceber o desenvolvimento dos alunos, assim como a expectativa de aprendizagem.

Fomos contemplados não só com o EMTI, mas também com o curso Técnico em Vendas na modalidade presencial, com carga horária total de 800 horas, as quais são divididas em dois módulos semestrais. Tudo isso integra os programas e ações do Governo Estadual, que trabalha pela democratização do acesso à educação pública, profissional e tecnológica. Especializar, aperfeiçoar e atualizar os jovens adultos e trabalhadores contribui com a sua inserção no mercado e com melhor seu desempenho no exercício realizado no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios”, explicou a diretora.

O prazo para os cadastros no EMTI vai até sexta-feira, 11, e os interessados devem enviar seus dados para o Sistema Único de Cadastro (Sucem), por meio do endereço virtual www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Para mais informações a respeito do do curso Técnico em Vendas basta entrar em contato com a secretaria da escola, pelo telefone (35) 3522-2088.