Destaques Educação

Dia Nacional da Educação Infantil é comemorado em meio à pandemia

25 de agosto de 2020

O ensino remoto teve início no dia 27 de abril em Passos. / Foto: Divulgação

PASSOS – No dia 25 de agosto, comemora-se oficialmente o Dia Nacional da Educação Infantil. No período conturbado devido à epidemia do novo coronavírus, muitas mudanças foram necessárias para que as crianças pudessem continuar estudando. Devido às medidas de isolamento e ao perigo de contágio da doença, novas modalidades, como o ensino a distância, ganharam força para manter os pequenos seguros.

Em Passos, a secretária de Educação, Zineti Guimarães Rattis, afirma que o cronograma elaborado durante a pandemia está alinhado ao currículo de referência do estado.

Vejo que, assim como os outros segmentos da educação básica, a educação infantil merece todo o nosso cuidado e atenção. Elaboramos cronogramas semanais leves e levando em conta o que é essencial aprender neste momento. Cronogramas de acordo com os planejamentos da rede municipal de ensino, que são alinhados ao Currículo Referência de Minas Gerais”.

Zineti reforça que não se pode deixar de celebrar a data.

Temos muito a comemorar. A maioria dos nossos professores e demais profissionais da educação tem se esmerado nas aulas remotas, tudo tem sido feito com muito amor, técnica e conhecimento. Sendo assim, o resultado não poderia ser outro que não fosse a aprendizagem de grande parte das nossas crianças”, disse.

A professora da educação infantil Beatriz Pereira lembra que a família é parte essencial nesse processo:

Na educação infantil, o desenvolvimento não é só na parte pedagógica e sim em tudo, como o social, o emocional, afetivo e muitos outros que desenvolvem o crescimento. O importante é os alunos terem algum conteúdo, mesmo que seja algo simples. E é por isso que agora, mais do que nunca, a família e a escola têm que estar unidas. Mesmo que as atividades sejam feitas no tempo de cada um, porque entendemos que hoje a rotina está totalmente diferente”.

O Dia Nacional da Educação Infantil foi criado em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, que foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Ela faleceu em 2010, no Haiti, durante um terremoto. A data tem o objetivo de levantar debates sobre a qualidade da educação para a primeira infância.

Pais ressaltam a importância da rotina

PASSOS – O sistema de ensino remoto em Passos teve início no dia 27 de abril e, desde então, muitos pais têm tentando se adaptar ao novo modelo educacional. Para Aline Corrêa Telles de Moraes, a modalidade tem sido muito proveitosa, mas foi preciso criar uma rotina parecida com a que seu filho tinha antes.

Mesmo não indo para a escola, eu tento fazer essa “hora de estudo” no mesmo horário que ele estudava, para manter a rotina dele. Eu acho que é mais fácil de acompanhar, até porque o que ele começa a aprender agora reflete nos próximos anos”, contou a mãe.

Com uma filha de 4 anos, Manoel Silveira de Assis reforça a necessidade de manter os hábitos de estudo.

No ensino remoto, temos um grupo de WhatsApp privado para cada sala e todos os dias temos atividades para fazer com os pequenos. Minha filha mantém a rotina todos os dias, senão vira bagunça. É muito importante manter a criança focada, como se estivesse na sala mesmo. Apesar das dificuldades, na medida do possível, as coisas têm fluído”, disse.

A secretária Zineti Guimarães Rattisdiz que tem sido feito um esforço para que ninguém fique sem estudar.

Temos nos desdobrado para atender todas as crianças. Principalmente aquelas que moram no meio rural, bem distante de tudo, sem sinal de internet. Para essas, disponibilizamos material impresso, além da coletânea de atividades que todos têm”, afirmou.

De acordo com ela, ainda não existe uma data prevista para o retorno das aulas presenciais
em Passos.