Destaques Educação

Dia dos Professores terá comemorações atípicas

Por Talita Souza / Redação

15 de outubro de 2020

As aulas presenciais tiveram que ser substituídas pelo ensino remoto durante a pandemia. / Foto: Divulgação

PASSOS – Durante todos os anos, o Dia dos Professores costuma ser celebrado com homenagens realizadas pelos alunos e pela direção nas escolas. Como esse ano escolar atípico devido pandemia do novo coronavírus, as comemorações deverão ser feitas a distância. Pedro Ferreira, professor de química do Colégio São Francisco de Passos, conta que a instituição homenageou toda a equipe de docentes por meio de um outdoor na Avenida da Moda.

É um grande dia, ainda mais nesse ano em que todos tiveram que se reinventar. Recebemos uma linda homenagem do COC, na sexta-feira, um outdoor na Avenida da Moda com o rosto de todos os colaboradores, no qual a direção deixa claro que: “Os heróis de verdade não vestem capa… eles preparam o futuro em qualquer circunstância!”. Esse gesto da direção mexeu com todos os professores, que sentiram-se empoderados. Esse presente não é apenas para os professores do COC, mas para todos os professores da cidade de Passos, espero que sintam-se representados e valorizados, principalmente nesse momento de pandemia”, disse.

As aulas presenciais tiveram que ser substituídas pelo ensino remoto. Com isso, muitos professores precisaram se adaptar e se reinventar a essa nova fase. Pedro conta que dar aulas durante a pandemia é um grande desafio e que manter a atenção dos alunos requer muita criatividade. Ele diz também que o Colégio São Francisco, pensando nisso, criou um suporte a todos os professores com o objetivo de auxiliar na adoção de metodologias que promovam a máxima interação entre aluno e professor. De acordo com ele, esse suporte é de grande importância, principalmente a rede de apoio que a instituição criou para que os profissionais possam trocar experiências.

Os professores puderam trocar experiências sobre as ferramentas utilizadas e temos um lema: hoje melhor que ontem e amanhã será melhor que hoje. Essa rede de apoio fortalece o professor que sente-se acolhido, minimizando a ansiedade.”, comenta.

Para ele, a comunidade escolar já se adaptou ao ensino remoto, mas o contato presencial com os alunos é algo que faz bastante falta. Ele diz que os alunos não vão à escola apenas para aprender, mas também para se desenvolver por meio da socialização.