Por Talita Souza / Redação
15 de outubro de 2020
As aulas presenciais tiveram que ser substituídas pelo ensino remoto durante a pandemia. / Foto: Divulgação
PASSOS – Durante todos os anos, o Dia dos Professores costuma ser celebrado com homenagens realizadas pelos alunos e pela direção nas escolas. Como esse ano escolar atípico devido pandemia do novo coronavírus, as comemorações deverão ser feitas a distância. Pedro Ferreira, professor de química do Colégio São Francisco de Passos, conta que a instituição homenageou toda a equipe de docentes por meio de um outdoor na Avenida da Moda.
“É um grande dia, ainda mais nesse ano em que todos tiveram que se reinventar. Recebemos uma linda homenagem do COC, na sexta-feira, um outdoor na Avenida da Moda com o rosto de todos os colaboradores, no qual a direção deixa claro que: “Os heróis de verdade não vestem capa… eles preparam o futuro em qualquer circunstância!”. Esse gesto da direção mexeu com todos os professores, que sentiram-se empoderados. Esse presente não é apenas para os professores do COC, mas para todos os professores da cidade de Passos, espero que sintam-se representados e valorizados, principalmente nesse momento de pandemia”, disse.
As aulas presenciais tiveram que ser substituídas pelo ensino remoto. Com isso, muitos professores precisaram se adaptar e se reinventar a essa nova fase. Pedro conta que dar aulas durante a pandemia é um grande desafio e que manter a atenção dos alunos requer muita criatividade. Ele diz também que o Colégio São Francisco, pensando nisso, criou um suporte a todos os professores com o objetivo de auxiliar na adoção de metodologias que promovam a máxima interação entre aluno e professor. De acordo com ele, esse suporte é de grande importância, principalmente a rede de apoio que a instituição criou para que os profissionais possam trocar experiências.
“Os professores puderam trocar experiências sobre as ferramentas utilizadas e temos um lema: hoje melhor que ontem e amanhã será melhor que hoje. Essa rede de apoio fortalece o professor que sente-se acolhido, minimizando a ansiedade.”, comenta.
Para ele, a comunidade escolar já se adaptou ao ensino remoto, mas o contato presencial com os alunos é algo que faz bastante falta. Ele diz que os alunos não vão à escola apenas para aprender, mas também para se desenvolver por meio da socialização.