Destaques Educação

Cursinho Pré-Vestibular Comunitário abre inscrições

Por Gabriella Alux / Redação

29 de janeiro de 2021

As inscrições para o processo seletivo do Cursinho Pré-Vestibular Comunitário abrem dia 1º. / Foto: Divulgação

PASSOS – A partir da próxima segunda-feira, 1º, o Núcleo Dércio Andrade abre inscrições para o processo seletivo do Cursinho Pré-Vestibular Comunitário. As inscrições poderão ser online, por meio do Google Forms, até o dia 26 de fevereiro. Para mais informações, os interessados podem enviar e-mail para nucleodercioandrade@gmail.com.
Marli Aparecida Ferreira Soares, membro da coordenação e professora de Prática de Cultura e Cidadania, afirmaque o Núcleo existe desde 1999 em Passos.

O cursinho nasceu da atuação dos agentes da Pastoral do Negro (APN), que observaram a ausência de estudantes negros nas universidades. Naquela época, não chegavam a 1% dos alunos e, ainda hoje, 21 anos depois, essa presença não passa de 3%. Isso é um indício da desigualdade social em nosso país, uma vez que 52% da população brasileira é composta de negros e pardos afrodescendentes”, disse.

De acordo com a coordenadora, o Núcleo funciona em uma sala cedida pelos padres rogacionistas, no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos. O projeto é uma parceria da ONG Educafro e o público-alvo é formado por pessoas de baixa renda e afrodescendentes.

São oferecidas 50 vagas para o cursinho pré-vestibular. Temos, em média, mais de 100 inscrições todos os anos. Fazemos a seleção através de documentos que comprovem a declaração da pessoa e formamos a turma com os 50 estudantes mais carentes. Todos os inscritos ficam registrados e, se alguém desistir, abrimos nova vaga, seguindo a lista de acordo com a seleção. Contamos para esse processo com a equipe de coordenação, alguns ex-alunos e uma assistente social”, declarou Marli.

O projeto comunitário, segundo a professora, possui sistema de autogestão e os professores são voluntários. A equipe é composta por 14 profissionais de diversas áreas e são oferecidas aos alunos aulas com conteúdo das matérias que são cobradas nos vestibulares.

As aulas acontecem das 19h às 22h30. No ano de 2020, devido à pandemia, elas aconteceram online e, caso essa situação prevaleça, continuaremos desta forma. Nossa meta é proporcionar aos jovens e adultos carentes aulas que os preparem para o vestibular”, afirma a coordenadora.

Para a inscrição, é necessário portar documentos como a foto do candidato, Registro Geral (RG) ou documento equivalente de identidade do candidato, uma conta de água, uma conta de luz, histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio e comprovante de renda do candidato e de todos os moradores da residência, e o de rendimento para profissionais autônomos ou liberais.

Outra opção de comprovante de renda é fazer uma declaração, de próprio punho, com renda média ou para aqueles que não exercem nenhuma atividade remunerada. Neste caso, é preciso solicitar o modelo por meio do e-mail nucleodercioandrade@gmail.com. Para aposentados ou pensionistas, é necessário apresentar fotocópia do recibo de pagamento ou extrato do banco na data de pagamento.