Destaques Educação

Cooperativa de ensino retoma aula presencial em Alpinópolis

9 de fevereiro de 2021

A confirmação da volta foi feita pela direção e coordenação pedagógica do Iepuc. / Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – O Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral (Iepuc), de Alpinópolis, iniciou nesta segunda-feira, 8, o retorno das aulas em formato híbrido. Ou seja, com parte dos alunos assistindo às aulas de forma presencial na escola, enquanto o restante acompanha, simultaneamente, de maneira remota. A intenção é que haja um revezamento semanal entre os estudantes.

A confirmação da volta foi feita pela direção e coordenação pedagógica do Iepuc e o retorno segue os protocolos definidos no Decreto Municipal 4.202/2021, que autoriza a volta das atividades nas instituições privadas do município.

Segundo a direção da escola, foi montado um planejamento especial, com todos os cuidados necessários para que os alunos possam voltar às aulas presenciais de uma maneira segura. É um modelo que garante qualidade e segurança para estudantes e professores, informa a instituição.

Entre outros itens, haverá medição de temperatura na entrada da escola, uso obrigatório de máscara, distanciamento social de 2 metros entre alunos e disponibilização de álcool em gel nos ambientes escolares. A capacidade da sala de aula também será reduzida em relação à ocupação normal.

Paralelamente, o modelo de transmissão de aulas remotas, por meio da plataforma Plurall, continuará funcionando. Assim, o professor dará aula aos alunos que estão na sala ao mesmo tempo em que poderá ver e interagir com os que estão em casa, transmitindo a todos o mesmo conteúdo. Segundo a escola, a modalidade permite, portanto, um ensino completo, interativo e dinâmico.

A confirmação da presença dos alunos na escola foi feita pelos pais ou responsáveis legais, que assinaram um documento autorizando a ida do estudante. De acordo com a instituição, a adesão ao modelo presencial híbrido é livre. Os professores que pertencem ao grupo de risco estão liberados das atividades presenciais e, a cada um, será facultada a opção de atuar no ensino remoto.


Prefeitura do município divulga número de vacinados

Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – Uma publicação feita em redes sociais da Prefeitura de Alpinópolis, com o objetivo de dar mais transparência aos atos da administração em relação à vacinação da covid-19, disponibilizou os números e categorias de pessoas que já foram vacinadas no município. De acordo com a postagem, à medida que a vacinação for ocorrendo, os números serão atualizados.

A prefeitura esclarece que está seguindo orientações do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e é monitorada pela Regional de Saúde de Passos. Todos os vacinados são cadastrados e os dados são informados aos órgãos competentes.

Segundo a publicação, já chegaram a Alpinópolis 648 doses no total. No município 383 pessoas receberam a primeira dose e 126 já tomaram também a segunda. Entre os vacinados, 344 são profissionais de saúde que receberam a primeira, dos quais 87 receberam também a segunda. No Lar São Vicente de Paulo, instituição de longa permanência alpinopolense, foram 39 idosos vacinados com primeira e segunda doses.

A Prefeitura Municipal alerta a população dizendo que todo o cuidado é pouco, pois a pandemia, apesar dos números terem diminuído na cidade nos últimos dias, ainda não acabou e a prevenção segue sendo o melhor remédio para aqueles que não foram vacinados.

Ainda sobre as ações de saúde realizadas em Alpinópolis, foi divulgado que o Ambulatório José Brasileiro abriu no último final de semana para atender exames de ecocardiograma. Ao todo foram 70 pacientes atendidos, divididos em dois dias. De acordo com informações da administração, o setor conseguir zerar a demanda reprimida para este procedimento médico no município.

Em outra frente, foram realizados diversos exames oftalmológicos e um grande número de pacientes recebeu atendimento do médico nesta especialidade. De acordo com o prefeito Rafael Freire, todos esses procedimentos contribuíram, consideravelmente, para diminuir a fila de espera do SUS em Alpinópolis.


Você também pode gostar de:

Câmara de Passos espera Refis para receber atrasados