Educação Destaques

Congresso de Direito da Uemg tem palestra com ministra do TST e juristas

Por Adriana Dias / Redação

25 de outubro de 2021

O presidente do Centro Acadêmico de Direito da Uemg Passos, Guilherme Dias./ Foto: Divulgação.

PASSOS – O Centro Acadêmico de Direito ‘XIII de Fevereiro’, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos, organiza o Congresso Nacional de Direito ‘O Direito Hodierno: as múltiplas facetas do atual sistema jurídico brasileiro’, que será realizado de segunda-feira, 25 até o dia 29, totalmente online e gratuito.

O evento conta com palestrantes renomados do meio jurídico, conhecidos nacionalmente, dentre eles a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaide Alves Arantes e com muito conteúdo a oferecer. Além disso, ao encontro a um dos principais objetivos da Uemg, que é democratizar o ensino. Até o fechamento desta edição 1.020 inscrições já tinham sido efetuadas.

De acordo com o presidente do C.A. de Direito, Guilherme Dias, o congresso será transmitido no canal do Centro Acadêmico, no YouTube e as oficinas serão transmitidas através do aplicativo Microsoft Teams.

“Estamos muito orgulhosos pela realização deste evento, que marca o final da nossa gestão no Centro Acadêmico, e conseguimos com o apoio de todos organizar um encontro com renomados nomes do direito deste país. E, para nossa alegria já temos inscritos de participantes dos seguintes estados Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Roraima, Espírito Santo, Acre, Amapá e Pará, além, é claro de Minas Gerais”, informou Dias.

Os palestrantes são Delaide Alves Arantes, que vai trabalhar o tema ‘Experiência de uma vida no Direito do Trabalho e os impactos da pandemia covid-19 na relações do trabalho’, do dia 25, às 17h20. Também na segunda-feira o evento tem a presença do passense reconhecido internacionalmente, Flávio Tartuce com o tema ‘Direito Civil e pandemia’, às 19h, e a irmã, também jurista renomada, Fernanda Tartuce com o tema ‘Vulnerabilidade processual’, às 20h30.

No dia 26 o evento conta com duas palestras, sendo a primeira, às 19h com Bruno Miragem, que vai trazer o tema ‘O Direito do Consumidor na pós-pandemia’ e Daniel Neves falando sobre ‘Medidas executivas atípicas’, às 21h.

Na quarta-feira, 27, quatro palestras serão apresentadas. Às 9h30 será com Aury Lopes Jr, com o tema ‘A crise do processo penal brasileiro’; na sequência, às 10h30 Georges Abboud trata do tema ‘Direito Constitucional pós-moderno’. Às 19h Daniel Giotti traz o tema ‘Em busca da justiça e eficiência fiscais perdidas nas reformas tributárias à brasileira’ e fechando a noite é Daniel Achutti com o tema ‘Justiça restaurativa no Brasil: riscos e potencialidades para uma nova justiça penal’, a partir de 20h30.

Na quinta-feira, 28, às 19h a desembargadora do TRF3, Daldice Maria Santana de Almeida apresenta o tema ‘Os vários métodos de resolução de conflitos, atualmente contemplados na política de tratamento adequado de conflitos de interesses’.

Fechando o congresso, a palestra é com Cristiano Zanin, com o tema ‘O Lawfare aniquila a garantia da presunção de inocência’, às 19h.