Destaques Educação

Centro Acadêmico de Direito da Uemg promove simpósio

10 de março de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Com o tema ‘A concretização do Estado Democrático de Direito’, o Centro Acadêmico XIII de Fevereiro, do Curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos, promove na sexta-feira, 12, o I Simpósio de Direito Constitucional. Dentre os convidados está a Ministra Cármen Lúcia.

De acordo com o presidente do Centro Acadêmico, Guilherme Henrique Dias Martins, a primeira palestra do dia, às 7h45 está marcada com o Professor José Luiz Quadro de Magalhães, com o tema ‘Preservar e fazer avançar a democracia: o novo constitucionalismo democrático latino americano’.

O palestrante é especialista, mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é professor. Também é docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG) e ainda da Faculdade Santo Agostinho, de Montes Claros. É professor visitante no curso de Mestrado na Universidad Libre, na Colômbia, no curso de Doutorado da Universidad de Buenos Aires e do Mestrado na Universidad de la Habana, em Cuba. O link da palestra é https://is.gd/JOSEMAGALHAES_CAD.

Já o segundo tema do dia será ‘Mulheres e Estado Democrático de Direito: da constituinte aos nossos dias’, com a Professora Tayara Talita Lemos, a partir das 10h, pelo link: https://is.gd/TAYARALEMOS_CAD. A palestrante e Doutora em Direito pela UFMG. Mestre em Direito pela UFMG, Professora de Direito Constitucional E Internacional Público na Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares.

O terceiro tema para os alunos do curso de Direito, será ‘O papel do judiciário na concretização do Estado Democrático de Direito’, com a Ministra Cármen Lúcia e está previsto para iniciar às 19h, pelo link: https://is.gd/MINISTRA_CARMEN_CAD.

A palestrante é Jurista, Professora e Magistrada brasileira. Atual Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), tendo sido presidente desta Corte e do Conselho Nacional de Justiça de 2016 a 2018. Com o tema ‘O Estado Democrático de Direito e suas vertentes’, o simpósio faz a última palestra do dia, a partir das 21h, com o palestrante Pedro Lenza, pelo link: https://is.gd/PEDROLENZA_CAD.

O palestrante é Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP, Professor de Direito Constitucional e Direito Processual Civil. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. Autor da obra ‘Direito Constitucional Esquematizado’.

Ainda conforme explicou Martins, o simpósio tem vagas limitadas e será totalmente online e transmitido pelo canal no YouTube do Centro Acadêmico XIII de Fevereiro e será aberto ao público em geral. Todas as palestras contarão com a entrega de certificados a todos os participantes, não sendo necessária inscrição prévia. O evento é de idealização e realização exclusiva do Centro Acadêmico. O link do canal é: https://www.youtube.com/channel/UCGAMHw_2dcvxUCOghfzYbsg