Destaques Educação

Centro Acadêmico de Direito apresenta semana da Advocacia e Concursos

Por Gabriella Alux / Especial

1 de fevereiro de 2021

Foto: Divulgação (Site EBC)

Passos – A partir desta segunda-feira, 1º, o Centro Acadêmico (CA) do curso de direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg- unidade Passos) apresenta a Semana da Advocacia e do Concurso (Seadcon), que será aberto para toda a comunidade, para falar das áreas de atuação no curso de direito. Todas as palestras acontecerão de forma on-line, pelo canal do Centro Acadêmico XIII de Fevereiro, no Youtube.

O evento oferece sete palestras, de segunda a sexta, que versarão temas de prática jurídica com advogados, sendo eles de várias especialidades, e servidores públicos concursados, como promotor de justiça, delegada federal, técnico do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), e outros.

Guilherme Henrique Dias Martins, presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito, comenta que a finalidade do Seadcon é tratar das diversas carreiras que os estudantes poderão seguir, apontando algumas opções e apresentando essas profissões na prática e o trajeto que os profissionais galgaram até chegar em suas respectivas especialidades.

Desde o primeiro ano do curso, a maioria dos estudantes se veem cercados pela mesma pergunta: prestar concurso ou advogar? Diante do leque de opções que o direito oferece, pode se tornar difícil escolher a profissão da sua vida. Para ajudar os estudantes nessa temática, o CA veio com o intuito de apresentar as carreiras e facilitar a escolha do aluno, para que ele consiga diferenciar com qual carreira ele mais se identifica”, comentou.

Segundo Guilherme, não só o CA, mas todos os alunos e convidados estão com expectativas altas, uma vez que é importante se atentar para as particularidades de cada carreira e cada especialidade.

É sempre fundamental analisar os desafios e dicas de cada profissão. Receberemos pessoas de longe, advogados e servidores renomados que vão contar um pouco de suas experiências, seus erros e seus acertos, o que facilita a vida do estudante, não só na escolha da profissão, mas também na caminhada até alcançá-la. Acredito que a Seadcon vai ter em média 300 pessoas por dia e será valioso por desmistificar diversos pensamentos como, por exemplo, que o mercado de trabalho está saturado para os operadores do direito”, declara Martins.