Educação Destaques

Centro acadêmico Barão de Passos promove I Curso de Ética Médica

Por Nathália Araújo / Redação

5 de novembro de 2021

O evento ocorre ao longo de todo o dia e deve contar com sete palestras e uma roda de conversa./ Foto: Reprodução.

PASSOS – O Centro Acadêmico Barão de Passos (Cabap), do curso de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), unidade Passos, promove neste sábado, 6, o I Curso de Ética Médica, destinado aos alunos do 9º ao 12º período, médicos e residentes. O evento, que conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG) e da Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP), terá sete palestras ao longo do dia e o encerramento será em forma de roda de conversa.

Eurípedes José da Silva, médico responsável pelo CRM-MG – Delegacia Regional de Passos, está entre os convidados para participar do evento e vai ministrar uma palestra sobre as autarquias responsáveis pela fiscalização e normatização da prática médica, em âmbito federal e regional. Segundo ele, um dos objetivos do curso é prevenir processos éticos contra médicos.

“Trabalhamos há mais de 60 dias, juntamente com os demais organizadores, para promover este dia de aprendizado e sinto uma grande satisfação por poder representar o CRM-MG em Passos. O evento vai abordar temos éticos que visam esclarecer as dúvidas dos estudantes e também dos médicos. Deste modo, é possível evitar denúncias, considerando que o conhecimento sobre assuntos e normas éticas resulta em melhores resultados para a assistência voltada aos pacientes”, completou o profissional.

De acordo com o primeiro diretor científico do Cabap, Michael Miranda, o evento deve proporcionar ensinamentos valiosos para os participantes.

“Todos os ensinamentos refletem diretamente na nossa vivência e prática médica. O curso em questão nos permitirá alcançar conhecimentos relacionados ao desempenho ético na medicina, ao aprendizado da boa prática e dos preceitos legais relacionados à profissão. Buscando melhorar a humanização na relação médico-paciente, e também aprimorando o exercício diário da profissão”, destacou o estudante.

A abertura do evento será feita pela médica Cibelle Alves de Carvalho, atual presidente do CRM-MG. Ao todo, 148 cadastros já foram registrados, sendo que os interessados podem se inscrever, gratuitamente, por meio de um formulário online disponível nos grupos oficiais do Cabap no WhatsApp e na plataforma do Instagram, @cabapmed. O curso terá início às 7h30, na Câmara Municipal de Passos.