Educação Destaques

Carmo prevê mais estudantes no auxílio-transporte em 2022

Por Gustavo Gusta /Especial

8 de janeiro de 2022

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

C. R. CLARO – Com o possível retorno das aulas presenciais, a expectativa da Prefeitura de Carmo do Rio Claro em relação ao Programa de apoio ao Estudante Universitário é alcançar, em 2022, um número maior de cobertura em relação ao ano passado. De acordo com o coordenador de Educação, Thiago Marques Pereira, 22 alunos foram beneficiados com R$150,00 mensais em 2021.

“De primeiro momento foi pago um auxílio para os estudantes que tiveram aula presencial nos meses de novembro e dezembro de 2021”, disse.

Em novembro de 2021, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei enviado pelo Executivo que teve por finalidade ajudar no custeio de gastos com transporte a alunos que estudam em outros municípios.

Segundo informações da assessoria de Comunicação da prefeitura, o programa beneficia estudantes que moram no Carmo e que utilizam o transporte público diariamente para ir instituições de ensino em cidades vizinhas e que estivessem dentro da renda familiar permitida para o programa.

Caso a renda familiar do estudante for menor que três salários-mínimos, ele tem direito a 100% do valor. Caso seja igual ou menor que quatro salários-mínimos, ou valor per capita de um salário-mínimo, o índice diminui para 50%.

O objetivo é auxiliar no custeio de estudantes que cursam universidades em cidades vizinhas, principalmente Alfenas e Passos, como é caso da estudante de Enfermagem na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos Isabella Muniz Santos.

“Eu comecei a receber no mês de dezembro o valor estipulado pela Secretaria de Educação da cidade. Foi divulgado pelas redes sociais da prefeitura sobre as inscrições para o programa e vi o anúncio pelo Instagram. O auxílio veio em boa hora. Por causa da pandemia, só alguns cursos da Uemg voltaram a ser presencial, e a Enfermagem foi um deles”, afirma.

Para este ano, ainda não há definição em relação à data para começar as inscrições para o programa.

“A minha expectativa para o auxílio em 2022 é positiva. Creio que ele irá ajudar mais alunos que ingressaram na faculdade esse ano”, disse Isabella.