Educação Destaques

Alunos do Colégio Tiradentes são premiados na Olimpíada dos Saberes

Por Nathália Araújo / Redação

17 de novembro de 2021

53 estudantes de Passos foram premiados na última etapa da competição da olímpiada brasileira dos saberes, que ocorreu em Nazaré Paulista, interior de São Paulo./ Foto: Divulgação.

PASSOS – Alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Passos (CTPM – Passos) foram premiados na fase final da Olimpíada Brasileira dos Saberes (OBS), que ocorreu em Nazaré Paulista, no estado de São Paulo. Dos 114 estudantes que participaram da primeira fase, 86 foram classificados para a segunda e 53 conquistaram premiações.

Segundo informações do colégio, para a etapa final, foi necessário realizar uma avaliação interna para selecionar quem representaria a escola, sendo que o limite era de sete pessoas por instituição e 11 já estavam classificadas. A diretora pedagógica do colégio, Paulina Freire Lemos, afirma que a instituição já se prepara para novos desafios e agradece a todos que contribuíram com os resultados da disputa.

“É uma honra ter a oportunidade de vivenciar esta realidade, poder competir de modo igual com as maiores potências educacionais do país. A maioria das equipes deste ano era veterana a ponto de ter participado de todas as edições anteriores. Alguns alunos já estavam na sua terceira participação. Apesar da nossa inexperiência, o CTPM-Passos se classificou em todos os desafios, eliminando os concorrentes e chegando até a final”, disse.

De acordo com informações do colégio, o processo de preparação dos candidatos contou com uma equipe de professores com foco nas áreas de conhecimento cobradas pela disputa, que incluiu atualidades, matemática e suas tecnologias, língua estrangeira, ciências da natureza, raciocínio lógico e robótica. Com o resultado dos aprovados na primeira fase do evento, cada aluno foi orientado sobre as disciplinas e habilidades que seriam necessárias para o desafio, conforme as provas que iriam participar.

Segundo informações do Colégio Tiradentes de Passos, como a instituição não possui material e profissionais habilitados para o ensino de robótica, foi feita uma parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), mas o material oferecido não incluía as configurações exigidas pela olimpíada. Como alternativa para resolver o problema, os estudantes realizaram adaptações para que os equipamentos atendessem às necessidades, fato destacado pelos especialistas que avaliaram os candidatos.

O evento também incluiu uma competição de barcos, disputada em duplas. Segundo informações do colégio, os alunos selecionados contaram com orientação de um profissional técnico em embarcações e os procedimentos foram apresentados em forma de documento, recebendo elogios esem observações para correção. Ainda de acordo com o colégio, os testes eram composto por 35 questões, que deviam ser resolvidas em uma hora. Os melhores classificados nestes testes poderiam seguir para as outras etapas.

OBS

A Olimpíada Brasileira dos Saberes (OBS) foi criada em 2014 e é considerada como uma das maiores no país. O principal objetivo da competição é estimular o interesse dos estudantes nas disciplinas trabalhadas, sendo que a primeira e segunda fase são realizadas nas escolas e a terceira ocorre em um encontro presencial. Nesta 6ª edição, o evento contou com 11.800 inscritos na primeira fase, sendo que 5.628 seguiram para a segunda e 1.560 à etapa final.