Destaques Educação

Aluno da Uemg tem projeto reconhecido no Uruguai

31 de outubro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – Lucas Henrique Macedo, aluno do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Unidade Passos, apresentou um projeto de extensão que incentiva a formação contínua no XVIII Encuentro Nacional XIII Internacional de Investigadores en Educacación Fisica IV Encuentro Nacional de Extensión en Educación Fisica, organizado pela Universidad de La República, do Uruguai, no último dia 23. O projeto de extensão ‘Conexão Educação Física’ é uma iniciativa que tem como objetivo proporcionar trocas de experiências entre professores e alunos, incentivando a formação continuada.

Devido a pandemia do novo coronavírus, o projeto foi apresentado virtualmente pela coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física da Uemg, Gabriela Baranowski Pinto, e pelo estudante. Lucas explica que o projeto tem como objetivo principal incentivar a educação contínua dos graduandos de Educação Física.

Esse projeto é bem bacana, porque ele tem como objetivo ter a formação continuada. Como por exemplo, eu como discente em Educação Física, muitas vezes ia fazer um estágio e não tinha um respaldo para saber como dar uma aula de um determinado tema ou aplicar uma aula com determinado tipo de aluno”, conta.

O projeto ‘Conexão Educação Física’ surgiu por mediação de professores integrantes do coletivo ‘Pensando a Educação Física Escolar’, que trata-se de um grupo que também aborda a atuação do professor de educação física escolar pós-universidade. O Conexão Educação Física têm quatro autores, a coordenadora do curso, Gabriela Baranowski Pinto, Luiza Aguiar dos Anjos, docente do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) de Formiga, Luiz Gustavo Nicário, do centro pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o aluno, Lucas Henrique Macedo. De acordo com Lucas o projeto é um canal de trocas de experiências na intenção de romper a ideia de que a formação deve ficar atrelada apenas ao que é aprendido na faculdade.

Na faculdade nós ficamos muito limitados a um certo parâmetro, por isso a intenção do projeto é ter essa formação contínua e a troca de conhecimento que é o mais importante”, explica.

Segundo Lucas ter um reconhecimento internacional “foi só um agravante, porque a intenção realmente era essa troca de conhecimento e aprendizagem”. O projeto Conexão Educação Física conta com páginas online nas redes sociais, Facebook e Instagram, e com um canal no YouTube, onde recebe atualizações quinzenais.


Estudante de Enfermagem ministra palestra para trabalhadores em Passos

PASSOS – Na tarde de quarta-feira, 28, a estudante Bruna Bueno, do 10º período do Curso de Enfermagem, da Unidade Acadêmica de Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), ministrou palestra para mais de cinquenta trabalhadoras e trabalhadores do setor de confecção têxtil, no município de Passos, “Outubro Rosa: cuidado com as mamas, carinho com seu corpo”. A proposta surgiu da empresa que, diante do cenário alarmante provocado pelo número de casos de mulheres com câncer de mama, promoveu o encontro, a fim de se somar às ações de conscientização do Outubro Rosa, quando se intensifica a campanha de prevenção contra o câncer de mama.

Com todas as medidas de segurança sanitária exigidas pelo atual contexto de pandemia da covid-19, Bruna Bueno explicou a importância das ações de prevenção e como as mulheres podem identificar sinais de anormalidades pelo autoexame. Para ela, “o cuidado com o próprio corpo deve ser mais que um ato de preocupação permanente de cada mulher, mas um ato de carinho”.

Raquel Garbini, 21, que trabalha no setor de Publicidade da empresa, e também é estudante da Unidade Acadêmica de Passos da Uemg, do curso de Comunicação Social, disse que “a conscientização sobre o câncer de mama foi de extrema importância para todos nós na fábrica”.