Educação Destaques

IF Sul de Minas inicia curso de acabamento de móveis rústicos

Por Nathália Araújo / Redação

12 de novembro de 2021

Ao todo, o curso conta com 22 inscritos, sendo 15 homens e sete mulheres que serão certificados para a indústria moveleira./ Foto: Reprodução.

PASSOS – Começou no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais(IF Sul de Minas) em Passos, nesta semana, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) para Acabador e Acabadora de Móveis Rústicos. A iniciativa, realizada na modalidade presencial, é uma parceria com a Câmara Municipal, a empresa Beleza Rústica e conta com apoio de emenda parlamentar.

Segundo informações dos vereadores Plínio Andrade e Aline Macedo, que desenvolveram a formatação da grade curricular junto à instituição, as aulas teóricas já começaram a ser ministradas e as práticas devem ocorrer ao longo de todo o mês no espaço da fábrica, que assinou termo de cooperação técnica com o instituto.

O curso conta com 22 alunos, sendo 15 homens e sete mulheres. Segundo Plínio, o principal intuito é estimular a busca por conhecimentos técnicos.

“Acredito que a execução deste curso será o primeiro passo para incentivarmos a comunidade a abraçar novas oportunidades de qualificação, assim como as instituições de proporcionarem cada vez mais aulas em áreas que o nosso setor industrial necessita”, disse o parlamentar.

A vereadora Aline afirma que foi criada uma cota para garantir as vagas para mulheres no treinamento e destaca que a iniciativa tem por objetivo ampliar a participação feminina no setor moveleiro.

“Sem dúvida, este curso abrirá portas para novos projetos e, mais do que isso, vai capacitar pessoas para oferecerem mão de obra qualificada, oportunizando que nossos cidadãos ocupem as vagas de trabalho existentes em nossa cidade. Consequentemente, isso vai melhorar a condição socioeconômica da população”, disse.

O projeto conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Móveis de Passos (Acimov), da Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip) e da Câmara Municipal de Passos.

De acordo com informações divulgadas no site do IF Sul de Minas, o diretor-geral do Campus Passos, João Paulo de Toledo Gomes, a união das entidades visa atender a uma demanda do setor moveleiro do município, especialmente em razão da expansão da categoria.

“É uma junção de parcerias em um projeto-piloto que certamente pretendemos dar sequência. Além disso, contamos com o apoio do empresariado da cidade, que já sinalizou que, ao final do curso, a chance dos participantes serem absorvidos pelo mercado de trabalho é muito grande”, disse o diretor.

Ainda segundo o instituto, as aulas teóricas ficam a cargo do Campus Passos e a parte prática será realizada na empresa Beleza Rústica, que firmou termo de cooperação técnica com o IFSul.