Educação Destaques

Minas se prepara para a aplicação das provas de avaliação da Educação Básica

6 de novembro de 2021

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

O Estado de Minas Gerais já se prepara para as avaliações do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serve como indicador que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). É a partir desse indicador que os estados e municípios podem medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino na rede e em cada escola. No estado, as provas devem ser aplicadas entre os dias 16 e 26 de novembro, de acordo com agendamento prévio das escolas realizado junto à equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Participam do Saeb de Língua Portuguesa e Matemática todas as escolas públicas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio que cumprem os requisitos da Portaria Inep nº 250, de 5 de julho de 2021. A aplicação das avaliações ocorrerá em formato impresso e presencial nas escolas, a partir de testes cognitivos e questionários contextuais aplicados a estudantes, gestores escolares, professores e secretários estaduais e municipais de educação.

Devido à importância da participação dos estudantes na prova, as escolas estaduais irão organizar atividades diferenciadas, que mobilizem toda a comunidade e garantam a participação dos alunos. Entre as atividades sugeridas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), estão a criação de murais, realização de lives e palestras, produção de cartazes, entre outros. Todos os estudantes que realizarem a avaliação irão receber, como um incentivo, um kit escolar. Além disso, será oferecido um lanche especial no dia da prova.

A partir da avaliação do Saeb, é possível otimizar processos e estratégias educacionais e fornecer subsídios que contribuam para a universalização do acesso à educação e para a ampliação da qualidade, equidade e eficiência do ensino. Além disso, a combinação de notas do exame, em conjunto com os dados de fluxo (aprovação, reprovação, abandono), resultarão no Ideb. O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990.